Espaços Culturais

Marcada pela descentralização e pela oferta à população de uma programação intensa, a Oficina de Música traz nesta 40ª edição apresentações de música erudita à popular brasileira em espaços por toda a cidade: teatros, parques, cinemas, bares e igrejas, promovendo o acesso de diferentes plateias ao talento de artistas nacionais e internacionais e as demonstrações do aprendizado dos alunos da Oficina.

 

1. AUDITÓRIO REGINA CASILLO
R. Lourenço Pinto, 500 – Centro
(41) 3310-6800

O Auditório é um novo local em Curitiba para música clássica, eventos culturais e corporativos no centro da cidade, com capacidade para 300 lugares.

 

2. BOSQUES, PARQUES E PRAÇAS

Curitiba é referência quando o assunto é meio-ambiente. Os parques e bosques são os grandes cartões-postais da cidade que oferece 64,5 m² de área verde para cada habitante, somando 26% de toda área da capital. São mais de 30 parques e bosques abertos a visitação.

 

3. CAPELA SANTA MARIA
Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
(41) 3321-2840

Complexo cultural destinado à música erudita, o espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras, além de importantes instrumentos como o piano Steinway, considerado um dos melhores do mundo. Há lugares reservados para portadores de necessidades especiais, além de elevador e rampa de acesso que atendem aos portadores de deficiências físicas.

 

4. CINE PASSEIO
R. Riachuelo, 410 - Centro
(41) 3323-1979

O Cine Passeio é o complexo cultural, dedicado à linguagem audiovisual. Além da proposta de trazer de volta a concepção dos cinemas de rua, visa ser um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa. O espaço conta com duas salas de cinema, ambientes para eventos, coworking, café e projeção ao ar livre.

 

5. CIRCUITO OFF - BARES E RESTAURANTES

O Circuito OFF leva música para diversos bares e restaurantes da capital paranaense. Funciona como uma ponte entre mestres e músicos: as apresentações reúnem artistas de Curitiba e professores de outras cidades, que vieram dar aulas na Oficina.

 

6. IGREJAS E ORATÓRIOS (Capela da Glória e Oratório de Bach)

Na Oficina de Música de Curitiba altares de igrejas e capelas centenárias recebem concertos emocionantes de música antiga e erudita.

 

7. MEMORIAL DE CURITIBA - PRAÇA IGUAÇU
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco
(41) 3321-3313

O Memorial de Curitiba é um espaço moderno, concebido para abrigar atividades culturais múltiplas, incluindo exposições e apresentações cênicas e musicais, para preservar e expor a história da cidade. A praça interna para grandes eventos é chamada de Praça do Iguaçu.

 

8. MEMORIAL DE CURITIBA - CAPELA DOS FUNDADORES
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco
(41) 3321-3313

O espaço fica no segundo andar do Memorial de Curitiba. A ideia é homenagear os fundadores da cidade e nela encontramos os altares retábulos da primeira igreja matriz e um painel de Sérgio Ferro evocando os 300 anos de Curitiba. Além disso o espaço é amplo e quase sempre tem também alguma exposição temporária.

 

9. MEMORIAL PARANISTA - TEATRO CLEON JACQUES
R. Mateus Leme, 4700 - São Lourenço
(41) 3313-7190

O Teatro integra o novo espaço multicultural da cidade, o Memorial Paranista. Com capacidade para até 100 espectadores, o Teatro Cleon Jacques é um espaço cênico para apresentações de espetáculos e realização de temporadas abertas ao público. Com característica contemporânea o espaço é destinado principalmente aos espetáculos de vanguarda.

 

10. PASSEIO PÚBLICO - CORETO E PÓRTICO
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro
(41) 3323-1979

Conhecido como o primeiro parque e zoológico de Curitiba, o Passeio Público no centro da cidade, conta com o Coreto Digital um telão 360º para transmissão de conteúdos audiovisuais.

 

11. TEATRO DA REITORIA
R. XV de Novembro, 1299 - Centro
Fone: (41)3360-5066

O Teatro da Reitoria da UFPR, foi inaugurado em 17 de outubro de 1958. Com capacidade para 700 pessoas, abriga anualmente um público de 100.000 pessoas e tem atendido a comunidade interna e externa à UFPR, cujo objetivo principal é ordenar atividades oficiais, formaturas, assembléias, congressos, simpósios, aulas inaugurais com uma pauta eminentemente cultural, tanto com os coletivos artísticos da Universidade quanto com grupos e companhias privados.

 

12. TEATRO DA VILA - CINETEATRO TARCÍSIO MEIRA
R. Davi Xavier da Silva, 451 - Cidade Industrial De Curitiba, Curitiba

O Teatro da Vila é um espaço com sala de exibição de filmes, apresentação de espetáculos e realização de cursos de música e artes cênicas. A sala de espetáculos Tarcísio Meira, com capacidade para 245 pessoas, dispõe de modernos equipamentos e é adequado às condições de acessibilidade.

 

13. TEATRO GUAÍRA - AUDITÓRIO BENTO MUNHOZ DA ROCHA (Guairão)
Rua XV de Novembro, 971 – Centro
(41) 3304-7900

O Centro Cultural Teatro Guaíra é uma instituição cultural com auditórios para teatro, dança e espetáculos musicais. O complexo arquitetônico localizado na Praça Santos Andrade garante ao Teatro Guaíra a sua classificação como um dos maiores da América Latina, com capacidade para 2.173 pessoas.

 

14. TEATRO GUAÍRA - AUDITÓRIO SALVADOR FERRANTE (Guairinha)
Rua XV de Novembro, 971- Centro
(41) 3304-7900

Primeiro auditório inaugurado no Teatro Guaíra, em 1954, e importante cenário na história do teatro paranaense. Conta com 472 lugares, divididos entre plateia e balcão.