Ir para conteúdo
FCC

Professor (Brasil)

Rodrigo Andrade

Nascido em Porto Alegre em 1978, Rodrigo Andrade iniciou seus estudos musicais aos seis anos com o Prof. Jean-Jacques Pagnot no Instituto de Artes da UFRGS. Estudou com Steven Thomas na Hartt School e formou-se pela Juilliard School em Nova Iorque, onde foi aluno e assistente de Ardyth Alton. Foi bolsista das duas escolas assim como do projeto Apartes/CAPES do MEC e da Fundação Vitae de Apoio à Cultura.

Tem atuado como solista das mais importantes orquestras do país. Como camerista, foi membro do Quarteto Cordis e Quarteto Porto Alegre, além de ter colaborado com artistas como Bernard Greenhouse, Hai-Ye Ni, Sydney Harth, Roberto Díaz, Öle Krysa, Eric Rosemblith, Cláudio Cruz, Emmanuelle Baldini, Lev Veksler, entre outros.

Premiado em vários concursos nacionais, realizou inúmeros concertos e gravações nas maiores salas de concerto brasileiras e estrangeiras como Carnegie Hall, Alice Tully Hall, Avery Fischer Hall, Musikverein, Kölner Philharmonie, Ópera de Frankfurt, Auditório Nacional de Música de Madrid, entre outros. Foi membro e cello principal da Juilliard Symphony e Juilliard Orchestra, assim como membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Em 2007 lançou o álbum solo Convergências", com obras de compositores brasileiros, pelo qual foi agraciado com três prêmios "Açorianos".

Atualmente é violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é membro do Quarteto Romanov e professor do Instituto Baccarelli.