Ir para conteúdo
FCC

Professor (Gra-Bretanha)

James Gourlay

Nascido na Escócia, estudou tuba no Royal College of Music de Londres, mas saiu após um curto período para ocupar um cargo em tempo integral na Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham. Três anos depois, tornou-se tuba principal da Orquestra Sinfônica da BBC em Londres. Também atuou na indústria do cinema, atuando, nas trilhas sonoras de Superman II e III, Batman e Yentl.

Após 10 excelentes anos na BBC, trabalhando com alguns dos maiores maestros do mundo, Gourlay foi convidado a se tornar o tubista solo da Orquestra da Ópera de Zurique, na Suíça. Foi lá que desenvolveu suas habilidades como maestro, frequentando master classes com Ralph Weikert, e trabalhando com a Brass Band Berner Oberland, com a qual conquistou 5 vezes o Campeonato Nacional da Suíça e 4 vezes o Open da Suíça, um recorde mantido até os dias de hoje.

Depois de nove anos na Ópera de Zurique, Gourlay foi convidado pelo RNCM para se tornar o chefe do departamento de sopros, metais e percussão, seguindo os passos de Timothy Reynish. Gourlay voltou para sua Escócia natal para se tornar Vice-Diretor (Música) da Royal Scottish Academy of Music and Drama. O repertório de Gourlay é extenso, variando da vanguarda ao rock e música pop. Ele encomendou mais de 50 trabalhos solo para tuba e piano, banda e orquestra. Como maestro, ele trabalha com alguns dos principais grupos de metais do mundo, mas também com orquestras como a Sinfônica em Campinas, a Orquestra Casa da Música no Porto, Portugal. Ele é um regente convidado regular da National Youth Wind Orchestra da Grã-Bretanha.

Além de tocar mundialmente como um virtuoso da tuba, James é o Diretor Geral da River City Brass de Pittsburgh, a única banda profissional em tempo integral do mundo, e Diretor de Música Instrumental e Bandas Universitárias na Wheeling Jesuit University, West Virginia.