Ir para conteúdo
FCC

Professor (Franca)

Anna Besson

Vencedora das audições anuais da Fundação Cziffra, Anna Besson estudou flautas modernas nos Conservatoires Supérieurs de Musique de Paris e em Genebra.

Como uma performer ativa e versátil, passou vários anos desenvolvendo sua experiência como solista e musicista de orquestra em conjuntos como orquestra da Opéra de Paris, La Chambre Philharmonique, Le Concert Spirituel, Insula Orchestra, Le Concert d'Astrée, Orfeo 55 , La Grande Ecurie et la Chambre du Roi, Insula Orchestra e como membro fundador do quarteto Nevermind.

Apresentou-se em salas de concertos e festivais de prestígio como Boston Early Music Festival, Utrecht Early Music Festival, MA Festival Bruges, Salzburger Festspiele, Royaumont, Via Staelle, Festival Mezzo, Barbican Centre, Melbourne Recital Centre, Hamburg Philharmony, Opera de Paris, etc.

Como membro fundador de um nocte temporis (dir. Reinoud Van Mechelen), Anna procura maneiras de usar sua música para transcender o repertório de música de câmara dos séculos 18 e 19 com flauta. "Erbarme dich", seu CD de estreia no selo Alpha Classics, foi lançado com aclamação da crítica (CHOC de Classica, five Diapasons, Price Caecilia).

Como solista, sua discografia inclui o «Concerto para traverso e flauta doce» de Telemann com Erik Bosgraaf, o «Concerto para traverso em Ré maior» de Molter com Die Kölner Akademie (CPO), «The Dubhlinn Gardens» e Música Irlandesa do século 18 com um nocte temporis (Alpha), os «Quartetos parisienses» de Telemann com o Quarteto Nevermind (Alpha Classics) e no próximo outono será lançado seu primeiro álbum solo para flauta romântica e piano forte com a pianista Olga Pashchenko com obras de Beethoven, Kuhlau, Doppler e Walckiers (Alpha) .

Além disso, apaixonada pela música e dança tradicional, o foco intenso na flauta irlandesa a leva a fazer pesquisas sobre o repertório irlandês dos séculos XVIII e XIX.

Também executa flauta moderna e romântica, Anna é regularmente convidada para dar masterclasses na França e no exterior. Foi membro do júri do Concurso Internacional de Música de Câmara Van Wassenaer em Utrecht em 2018. No ano acadêmico de 2020-2021, Anna Besson ensinou Traverso no Conservatório Koninklijk de Bruxelas, sucedendo Frank Theuns.