Ir para conteúdo
FCC

Professor (Inglaterra)

Alex Mc Cartney

O alaudista Alex McCartney tem uma agenda lotada de apresentações, que o leva a salas de concerto em todo o mundo.

Músico bastante requisitado, como continuista e solista, o alaudista Alex McCartney se apresentou extensivamente no Reino Unido e no exterior, trabalhando regularmente com artistas como Emma Kirkby, The Academy of Ancient Music, Orchestra of the Age of Enlightenment, The English Concert, The English Baroque Solistas, The Early Opera Company, The Royal Opera House, His Majesty's Sagbutts and Cornetts, Poeticall Musicke, La Nuova Musica, Ensemble Libro I, Ensemble Marsayas e The Royal Ballet. Alex também costuma se apresentar ao vivo na rádio e televisão.

Em 2015,  lançou seu primeiro álbum solo, Mèsangeau’s Experiments, com aclamação da crítica: "A interpretação de McCartney dessa música reflexiva é elegante e sublime". LSA. Seu segundo álbum, Elizabeth's Lutes, foi igualmente bem recebido: 'A forma de tocar de Alex McCartney é sensível e musical, e a gravação capta o som do alaúde muito bem.' Crítica da Revista Early Music. Tocata: Touched; O CD com a música para  teorba de Kapsberger foi lançado em janeiro de 2017: Weiss in Nostalgia foi lançado em outubro de 2018: "Ele toca como se nunca tivesse feito outra coisa ou nunca tivesse considerado qualquer outra música." Guitarre & Laute.

A última gravação de Alex, Paladin, foi lançada em 2019 e já recebeu 5* avaliações. Inclui uma seleção de fantasias meditativas do menos conhecido compositor italiano / francês Jean Paul Paladin ao lado de uma seleção de prelúdios anônimos.

Alex tocou recentemente o Concerto para alaúde de Vivaldi com Brecon Baroque (Rachel Podger) e a Orquestra Barroca Irlandesa.

Libro Primo lançou recentemente seu álbum de estreia, “Fantasia Incantata”, com trabalhos no ‘Stylus Phantasticus’; que recebeu ótimas críticas da The New Yorker e Early Music Reviews.

Ocasionalmente, Alex dá consultoria e dá aulas para produções de cinema e televisão, sendo a mais recente uma adaptação de 'Wolf Hall' pela BBC transmitida em janeiro de 2015. Além da consultoria no set, Alex tinha o desafio de ensinar os atores Damian Lewis e Max Fowler para tocar alaúde com um padrão profissional no curto espaço de um mês.

Alex ensina alaúde na Universidade de Aberdeen e na Early Music Shop em Londres.

Em 2015, Alex escreveu seu primeiro livro "Memory Methods: Music", que oferece uma abordagem prática para métodos mnemônicos gerais e musicais. Alex é membro vitalício da The Royal Society of Musicians.