Ir para conteúdo
FCC

11h56

Artistas internacionais participam dos concertos da 32ª Oficina de Música

Os recitais de música de câmara que acontecem nesta quarta-feira (8), na programação da 32ª Oficina de Música de Curitiba, reúnem músicos brasileiros e de outras nacionalidades na execução de obras clássicas do repertório erudito e também composições de autores contemporâneos.  A flautista americana Bonita Boyd, o trompista italiano Luca Benucci e os percussionistas portugueses Rui Sul Gomes e Nuno Aroso, que participam da Oficina de Música pela primeira vez, estão entre os integrantes dos conjuntos formados especialmente esses concertos. Também se apresentam o chileno cantor lírico chileno Rodrigo del Pozo e o americano William Carter, especialista em instrumentos antigos.

Serão três concertos ao longo do dia. O primeiro, um recital de música antiga, acontece às 12h30, na Igreja Comunidade do Redentor (R. Inácio Lustosa, 309 – Centro), com entrada franca. O recital de canto e teorba reúne o tenor chileno Rodrigo del Pozo e o instrumentista William Carter. Rodrigo del Pozo possui intensa atividade no campo da ópera barroca e oratórios. Aperfeiçoou seus estudos em música barroca na Europa, onde também atuou como intérprete em vários conjuntos. Atualmente é professor na Universidade Católica do Chile. Na Oficina, é professor de interpretação e técnica de canto na música antiga. Carter é americano, mas vive em Londres, onde é professor de alaúde. O músico é reconhecido como um dos principais intérpretes desse instrumento. Na Oficina de Curitiba, ministra as aulas de alaúde, teorba e guitarra barroca. 

 O Teatro do Paiol será o palco, às 18h30, de um concerto de música de câmara com Winston Ramalho (violino), Alexandre Razera (viola), Olga Kiun (piano), Bonita Boyd (flauta) e Luca Benucci (trompa). Músicos brasileiros e estrangeiros preparam um repertório que inclui composições de Heitor Villa-Lobos, Georg Friedrich Handel, Francis Poulenc e Johannes Brahms. Será a primeira oportunidade de assistir em Curitiba a uma apresentação da flautista americana Bonita Boyd, que já realizou turnês pelo mundo inteiro, como solista ou integrante de algumas das principais orquestras dos Estados Unidos. Atualmente é professora na Eastman School of Music (Nova York). O trompista italiano Luca Benucci também tem uma carreira internacional de sucesso, destacando-se em apresentações solo, concertos com orquestras e em concursos. Além disso, é fundador e diretor artístico do Festival “Santa Fiora in Música”, na Itália.
 
Repertório contemporâneo – Na Capela Santa Maria, às 20h30, acontece outro concerto de música de câmara, com um repertório voltado a composições mais contemporâneas. A apresentação será precedida de uma palestra de Marco Aurélio Koentopp, que fará uma apresentação dos músicos e dará informações complementares sobre o programa, composto de obras de Roberto Sierra (Primeira Crônica do Descobrimento para Flauta e Violão), Nicolo Paganini (Caprichos), Harry Crowl (Homenagem a Haroldo de Campos para violão e três percussionistas) e Leo Brower (Paisages, Retratos y Mujeres para flauta, viola e violão).

Bonita Boyd (flauta), Fábio Zanon (violão) e Alexandre Razera (viola) são os intérpretes ao lado dos percussionistas Márcio Szulak, Rui Sul Gomes e Nuno Aroso – os dois últimos portugueses. Nuno Aroso apresenta-se como professor, membro de júri e intérprete nos palcos da música contemporânea em Portugal e em vários outros países.  Atualmente dirige o Departamento de Percussão da Universidade do Minho. Solista da Orquestra Gulbenkian (Portugal), Rui Sul Gomes é professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e na Academia Nacional Superior de Orquestra de Portugal. 

Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Birmingham Conservatoire / City University, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade do Redentor, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral da França em São Paulo, E-Paraná, Família Farinha, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Goethe Institut Curitiba, Gramophone, Secretaria de Estado da Cultura, SESC Paço da Liberdade, SESI – Serviço Social da Indústria e UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. 

Serviço:
32ª Oficina de Música de Curitiba
Concertos do dia 8 de janeiro de 2014 (quarta-feira):
- às 12h30, na Igreja Comunidade do Redentor (R. Inácio Lustosa, 309 – Centro), com entrada franca
- às 18h30, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro,  s/n – Prado Velho), concerto de música de câmara, com Winston Ramalho (violino), Alexandre Razera (viola), Bonita Boyd (flauta), Luca Benucci (trompa) e Olga Kiun (piano).
- às 20h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), concerto de música de câmara com Fábio Zanon (violão), Bonita Boyd (flauta), Alexandre Razera (viola), Rui Sul Gomes, Nuno Aroso e Márcio Szulak (percussão).
Ingressos: R$ 30 e R$ 15

 

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Fale com a comunicação

Veja Também

Outras Notícias

Edição virtual termina com mais de 50 mil visualizações

Continue lendo

Concerto de encerramento mistura estilos e linguagens

Continue lendo

Mestrinho e Orquestra À Base de Corda celebram Dominguinhos e Piazzolla

Continue lendo

Show exalta Milton Nascimento e a força de negros e mulheres

Continue lendo

Oficina de Música é destaque em jornal egípcio

Continue lendo