Show exalta Milton Nascimento e a força de negros e mulheres

Um tributo a Milton Nascimento, com releituras muito próprias de seus grandes sucessos. Assim promete ser o show virtual e ao vivo que reunirá no palco do Teatro do Paiol, neste sábado (30/1), ao meio-dia, a cantora e compositora negra Rúbia Divino e as instrumentistas Lílian Nakahodo e Gabriela Bruel (percussão). Para assistir, basta acessar o link www.oficinademusica.org.br/aovivo

“As músicas são clássicos da MPB, mas os arranjos conferem um tempero todo nosso, dando um toque autoral a esse projeto”, conta Rúbia.

O espetáculo encerra o Musica ao Meio-dia, horário de atrações aberto na etapa MPB da 38ª Oficina de Música de Curitiba.

Pelos negros e pelas mulheres

“Estou muito feliz e honrada de ocupar esse espaço, que também é um lugar de exaltação e de dar visibilidade ao papel dos negros e das mulheres, que é o de ser o que eles quiserem”, diz Rúbia, que dividirá o palco com duas mulheres.

“Assim como temos grandes artistas negros e que merecem ser exaltados, temos mulheres instrumentistas fantásticas. O público precisa conhecê-las”, diz.

Carioca, a cantora e compositora veio há cerca de 15 anos para Paranavaí, no noroeste do Paraná. Foi lá que, três anos mais tarde, aos 18, decidiu mergulhar na carreira artística.

Ela começou a se aproximar da Oficina de Música em 2019. Foi na programação paralela do Circuito Off, quando se juntou a Janine Mathias para o show Samba da Nega.

Contra a covid

Para estarem de acordo com as normas sanitárias para controle do novo coronavírus, todas as atrações do meio-dia reuniram pequenas formações de músicos. Também foram convidados Cida Airan Trio (25/1), Otávio Augusto e Vinícius Chamorro (26/1), Bruna Lucchesi e Vinícius Bastos Gomes (27/1), Marina Camargo e Marcelo Pereira (28/1) e Lucas Miranda e Vinícius Araújo (29/1).

Parceria

A 38ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Consulado da República Argentina em Curitiba e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo também apoiam o evento. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.

Autor: Fundação Cultural de Curitiba