Ir para conteúdo
FCC

12h17

Recitais ao Meio-Dia trazem concertos rápidos de música erudita

Quem gosta de música erudita mas não tem tempo de acompanhar toda a 38ª Oficina de Música de Curitiba, não pode perder a série Concertos ao Meio-Dia. São performances ao vivo e gravadas – que por causa da pandemia do novo coronavírus ocupam o lugar dos concertos presenciais oferecidos na edição passada do evento. A programação pode se apreciada pelo site www.oficinademusica.org.br, sempre a partir das 12h, até o próximo sábado (23/1). O acesso é grátis.

Nesta terça-feira (19/1), será a vez da versão em micro-ópera de O Guarani, de Antônio Carlos Gomes. A obra do compositor brasileiro será executada pela Sinfônica de Santo André, com participação dos cantores líricos brasileiros Paulo Mandarino (tenor), Rosana Lamosa (soprano), Leonardo Neiva (barítono), Saulo Javan e Anderson Barbosa (baixos). A regência e direção musical são de Abel Rocha. A concepção visual do espetáculo é de Luísa Almeida.

A seguir, o público poderá assistir à apresentação da soprano paulistana Manuela Freua e do violinista italiano Emmanuele Baldini, que também é maestro e diretor artístico da Orquestra de Valdívia, no Chile. O duo executará Alfama, do grupo musical português Madredeus.

Encerram o terceiro dia de Concertos ao Meio-Dia a soprano mineira Ana Paula Machado e o tenor curitibano Vitório Scarpi. Acompanhados pela pianista Priscila Bomfim, eles farão solos de árias de Bellini e Verdi e encerrarão a apresentação com um dueto (Un dí Felice Etérea) de La Traviata, também de Verdi. Essa performance acontecerá ao vivo, da Sociedade Garibaldi, no Centro Histórico.

Cada dia, uma atração diferente

Na quarta-feira (20/1), Scarpi e Bomfim retornam à Sociedade Garibaldi para uma apresentação ao vivo com a mezzo soprano Ariadne Oliveira. Os cantores líricos farão solos de árias de óperas de Rossini e Verdi. Encerra o espetáculo de um duo de uma das árias de sansão e Dalila, de Saint-Saens.

Na quinta-feira (21/1), será a vez da Capela da Glória, no Alto da Glória, voltar a ser palco de concertos. O grupo de música antiga Alla Rustica fará a transmissão ao vivo de Danças Reais – gênero popular nas cortes da Europa medieval. O espetáculo é produto de pesquisas históricas.

No dia 22/1 (sexta-feira), o Oratório de Bach, no Bosque do Alemão, recebe o violinista Alejandro Aldana. Spalla (primeiro violino) da Orquestra Sinfônica de São Paulo, o músico brasileiro-argentino fará um concerto solo da Partita para Violino nº 2 e Chaconne, de Bach. A apresentação será ao vivo.

Direto da Alemanha

A série de Concertos ao Meio-Dia termina no sábado (23/1), com um concerto de órgão de Fernando Gabriel Swiech. A apresentação será ao vivo, de Hamburgo, na Alemanha. No programa, Mendelssohn, Brahms e Vierne.

Abriu a série Concertos ao Meio-Dia a Orquestra de Câmara de Meninas Cegas do Egito, no domingo (17/1), com apresentação gravada. Nesta segunda-feira (18/1), o grupo Música Barroca Curitiba abriu os recitais na Capela da Glória.

Parceria

A 38ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Consulado da República Argentina em Curitiba e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo também apoiam o evento. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.

Serviço: 

Concertos ao Meio-Dia

38ª Oficina de Música de Curitiba
(edição virtual)

Até 23/1, sábado
Às 12h

Espetáculos ao vivo e gravados
www.oficinademusica.org.br

Autor: Fundação Cultural de Curitiba
Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a comunicação

Veja Também

Outras Notícias

Espetáculo infantil percorre as regionais durante a Oficina de Música

Continue lendo

Oficina de Música terá shows de Margareth Menezes e Toquinho

Continue lendo

Última semana para inscrições nos cursos da 39ª Oficina de Música

Continue lendo

Oficina de Música de Curitiba recebe II Simpósio Brasileiro de Musicologia

Continue lendo