Programação infantojuvenil ganha destaque na edição virtual

Destaque dentro da programação pedagógica da Oficina de Música de Curitiba, a educação musical também ficou em evidência dentro da agenda cultural. Elaborada pelos coordenadores do Programa MusicaR, doze eventos on-line são voltados a profissionais que trabalham com infância, pais e crianças. A transmissão é pelo link: www.oficinademusica.org.br/musicar

São shows e bate-papos que acontecem durante as duas semanas de evento, sempre às 19h30. Exceto a palestra da queniana Emily Achieng, presidente da International Society for Music Education, que acontece às 9h, desta quarta-feira (20/1). A programação transmitida ao vivo será gravada e pode ser acessada pelo link acima.

O pocket show “Bia Canta e Conta”, transmitido ao vivo do Rio de Janeiro com Bia Bedran abriu a programação nesta segunda-feira (18/1). Para essa semana, ainda estão previstos shows de Helio Ziskind, Dalga Dr. Plástico e Nélio Sprea que criam a interação com as crianças e servem de exemplo para os profissionais.

Para os bate-papos, os temas arranjos, composições e ampliação de repertório para a música infantil, têm a intenção de discutir o universo da sala de aula com profissionais que trabalham com infância e para pais. Participam das conversas nomes de referência da área no Brasil: Hélio Ziskind (SP), Marcelo Búrigo (SC/Itália), Roberto Moura (França), Rosy Greca (PR), Sula Kossatz (RJ).

“Escolhemos apresentações que tenham a proposta de incentivar a interação e estimulem a criatividade tanto na música quanto na fala”, explica Ângela Sasse, coordenadora do MusicaR. “Quanto aos bate-papos a discussão não será tão técnica e sim mais humana, primamos pela singeleza, pensada na interlocução”.

Parceria

A 38ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. As organizações Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Consulado da República Argentina em Curitiba e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo também apoiam o evento. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.

Acompanhe a programação em www.oficinademusica.org.br/musicar

19 DE JANEIRO (TER), 19h30
Live - Pocket Show “Escuta o gesto!”
Com Andrezza Prodóssimo (PR) e Doriane Conceição (PR).

20 DE JANEIRO (QUA), 9h
Live – Palestra com Emily Achieng Akuno (Quênia)
Tema da Palestra: A paisagem sonora do canto coral queniano – um híbrido entre sons indígenas e sons importados.

20 DE JANEIRO (QUA), 19h30
Live – Pocket Show com Hélio Ziskind (SP)

21 DE JANEIRO (QUA), 19h30
Live com Hélio Ziskind (SP), Marcelo Búrigo (SC/Itália), Davi Sartori (PR) Mediação - Sergio Justen (PR)
Tema da Live - Conversa com Arranjadores Brasileiros da Música Infantil.

22 DE JANEIRO (QUI), 19h30
Live – Show musical cênico interativo “Dr. Plástico em ação”

26 DE JANEIRO (TER), 19h30
Live com Rosy Greca (PR), Sula Kossatz (RJ), Bia Bedran (RJ)
Mediação – Milton Karam (PR)
Tema da Live – Conversa com Compositores Brasileiros que compõem música para crianças.

27 DE JANEIRO (QUA), 19h30
Exibição de produto áudio visual produzido na Oficina “Home Studio Lab” do Professor Juan Carrasco.

28 DE JANEIRO (QUI), 19h30
Live com Lucilene Silva (SP), Eduardo Guedes Pacheco (RS), Roberto Moura (França)
Mediação - Lia Marchi (PR)
Tema da Live – Conversa sobre o Repertório Musical de Referência para a Educação Musical – Ampliando Horizontes.

29 DE JANEIRO (SEX), 19h30
Live – Show interativo de Nélio Velho

30 DE JANEIRO (SAB), 19h30
Exibição de produto áudio visual produzido com alunos do Programa MusicaR e músicos da Camerata Antiqua de Curitiba em Homenagem a Astor Piazzolla.

Autor: Fundação Cultural de Curitiba