Oficina de Música é destaque em jornal egípcio

A participação da Orquestra de Meninas Cegas Al - Nour Wal Amal na programação da 38ª Oficina de Música de Curitiba foi destaque no jornal  Ahram Online, um dos principais veículos de comunicação do Egito. A extensa reportagem, além de mencionar a participação da orquestra egípcia, apresenta várias informações sobre o festival curitibano.

Diz a matéria:

“A Orquestra de Câmara Al-Nour Wal Amal, renomada orquestra egípcia de música para mulheres deficientes visuais, participou do festival de música brasileiro conhecido como Curitiba Music Workshop (Oficina de Música de Curitiba).

Este ano as festividades acontecem entre os dias 17 e 31 de janeiro no Brasil. Muitas atividades são realizadas online sob o tema “Música à distância” como uma forma de alcançar a comunidade musical internacional, bem como o público, apesar do bloqueio de Covid-19.

A Orquestra inédita no Egito e Oriente Médio se juntou aos eventos de Curitiba por meio de uma apresentação online no dia de abertura dos workshops, dia 17 de janeiro.

Postado no canal da Oficina de Música de Curitiba no Youtube, o vídeo de uma hora e 20 minutos é o registro de um encontro ao vivo entre o vice-presidente da Associação Al-Nour Wal Amal, a presidente Amal Fikry junto com o mentor e maestro, Mohamed Saad Basha. Três músicos da orquestra também participaram sendo entrevistados por deficientes visuais brasileiros e tradutores.

A presença da orquestra - mesmo que virtual - na Oficina de Música de Curitiba é um passo importante para reafirmar o valor e a presença do conjunto no cenário internacional, contra todas as probabilidades do momento.

Realizada entre os dias 17 e 31 de janeiro, a Oficina de Música de Curitiba abriga diversas atividades artísticas em torno da música. As atividades são realizadas em toda a cidade, e incluem concertos, apresentações e seminários com grande ênfase nas atividades educacionais. A cada ano, o festival recebe dezenas de milhares de pessoas, músicos, amantes da música, ouvintes regulares do Brasil e de outros países.”

Parceria

A 38ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Consulado da República Argentina em Curitiba e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo também apoiam o evento. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.

Autor: Fundação Cultural de Curitiba