Ir para conteúdo
FCC

11h28

Inclusiva, 39ª Oficina de Música oferece curso para alunos com autismo

A inclusão tem se tornado cada vez mais uma das vertentes da Oficina de Música de Curitiba. E nesta 39ª edição, que será realizada de 16 a 22 de janeiro de 2022, o evento chega com mais um curso inédito na área: Vivências Musicais para Pessoas com Autismo e suas Famílias.

Em formato EAD interativo, o curso tem um valor baixo (R$ 30) e traz profissionais especializados no tema. As inscrições vão até dia 17/12, no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br e a aula é no dia 26 de janeiro, das 10h às 12h.

“Diante de todos os desafios que o autismo impõe, a gente consegue desenvolver um tipo de atividade usando objetos que eles tenham no ambiente domiciliar. Temos feito isso, e é algo muito interessante”, declara a pianista e educadora musical Liana Monteiro, que contará com auxílio de Janaína Braga e Adriana Martins, estudantes de música.

A oficina é direcionada para pessoas com autismo em todos os seus graus de comprometimento, de leve a severo. Os alunos que tiverem autonomia podem acompanhar a aula de forma independente, e para os alunos com um grau mais severo, é importante a presença de um familiar ou cuidador.

A proposta já é desenvolvida no projeto Som Azul, vinculado ao Sembrain (Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão), da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

No curso serão desenvolvidas atividades de criação musical, execução instrumental em grupo, aspectos do canto (coral, grupo, solo) e atividades ligadas a outras expressões, como teatro, dança e artes visuais.

Outros cursos inclusivos

A programação faz parte da categoria de MPB - Música Inclusiva, que também conta com os cursos “1, 2, 3, 4 - Música Maestro! A música e o contexto surdo - EAD interativo” e “A música também pode ser ?tocada’ - Leitura e escrita musical em Braille - EAD interativo”. Para fazer a inscrição nos outros cursos de MPB da oficina e para saber mais sobre a programação, clique aqui.

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

As organizações Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Universidade Estadual do Paraná (Unespar),  Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), também apoiam o evento.

Serviço

Vivências Musicais para Pessoas com Autismo e suas Famílias - EAD interativo
26 de janeiro
Das 10h às 12h
Inscrições até 17/12
R$ 30

Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Fale com a comunicação

Veja Também

Outras Notícias

Oficina de Música termina com show eletrizante de Margareth Menezes

Continue lendo

Erudito e popular viram uma só música em concerto de encerramento

Continue lendo

DJ BK 12 traz o RAP para a Oficina de Música de Curitiba

Continue lendo

Neymar Dias transporta a música de Bach para a viola brasileira

Continue lendo

Spok e Banda Lyra fazem o público dançar na abertura do Festival de Inverno

Continue lendo