Ir para conteúdo
FCC

11h04

Aula com trompetista do casamento real a R$ 30 na Oficina de Música

O trompetista do casamento real britânico, David Blackdder, será um dos professores da 39ª Oficina de Música de Curitiba. Ele integra o núcleo de música antiga do evento, que oferece aulas a R$ 30, em formato EAD interativo. As inscrições podem ser feitas no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br até dia 17/12. As aulas serão transmitidas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, que permite o acesso à gravação das aulas.

Diretamente da Inglaterra, Holanda, Itália, Alemanha, Noruega e Polônia, os mais renomados músicos da cena erudita da música antiga internacional vão ensinar, por cerca de duas horas, técnicas e teorias aos alunos da Oficina de Música de Curitiba. As aulas serão acompanhadas de tradutores experientes em música.

Alta qualidade a preço baixo

O alto nível de professores e o baixo custo dos cursos é a principal característica da Oficina de Música de Curitiba. Nesta 39º edição, o evento surpreende novamente e oferece um cardápio renovado de professores e mestres.

A categoria de Música Antiga, por exemplo, conta com nomes da nova geração de músicos internacionais que tocam em orquestras europeias ou são professores em escolas renomadas (confira relação abaixo).

Um dos destaques da Antiga é Bork-Fritjhof Smith (Alemanha). Professor do curso de Corneto, instrumento de sopro que é uma espécie de avô do trompete, Smith é atualmente o principal interprete desse instrumento, tocando regularmente em festivais por toda a Europa, Israel e América do Sul e do Norte com grupos de música antiga consagrados.

“Curitiba sempre foi vanguarda na música antiga, desde a década de 1970. Esse ano não seria diferente, são professores novos e de todas as partes do mundo, com muito conhecimento específico para transmitir aos alunos”, comentou Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música de Curitiba.

Outro destaque que aparece na lista de professores de Música Antiga da 39ª Oficina de Música de Curitiba é o trompetista David Blackadder (Reino Unido). Em 2018, ele tocou com entusiasmo no casamento real do Príncipe Harry e Meghan. Especialista em música barroca, Blackadder é trompetista da Academia de Música Antiga.

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

As organizações Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo,  Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Universidade Estadual do Paraná (Unespar),  Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), também apoiam o evento.


Serviço

39ª Oficina de Música de Curitiba
Inscrições até 17/12
www.oficinademusica.org.br


Música Antiga - Professores e cursos

Violino Barroco
Curso EAD – dia 19 de janeiro, às 12h30
Cecilia Bernardini (Itália/Holanda)
Amplamente considerada uma das violinistas mais versáteis de sua geração, tocando violino moderno e barroco. Integra o Serafino String Trio.

Violino Barroco e Conversas sobre Música de Câmara
Curso EAD – dia 22 de janeiro, às 12h30
Claire Holden (Inglaterra)
Seus interesses de pesquisa incluem Performance Histórica de Cordas, Música em Viena e Londres do final do século 18 e início do século 19 e Filosofia da performance.

Violino Barroco
Curso EAD – dia 20 de janeiro, hora a ser confirmada
Oliver Webber (Inglaterra)
Dá palestras por toda a Europa sobre vários aspectos da performance histórica. Atualmente está envolvido em um projeto para recriar o conjunto de violino italiano do século 17 original.

Violoncelo barroco
Curso EAD – data e hora a serem confirmadas
Kristin von der Goltz (Alemanha/ Noruega)
Violoncelista alemã-norueguesa e professora de violoncelo barroco em Frankfurt. É uma renomada solista e musicista de câmara, e líder artística da Orquestra Barroca da Noruega.

Violoncelo Barroco
Curso EAD – dia 27 de janeiro, às 12h30
Anderson Fiorelli (Brasil/Alemanha)
É mestre em Práticas Interpretativas Históricas e em Música de Câmara, ambos obtidos na Hochschule für Musik und Theater München. Tem como seu principal foco o trabalho com a música de câmara e é membro fundador dos grupos Villa Duo, isAR-Trio e Danzi Duo.

Flauta Transversa Barroca
Curso EAD – dia 21 de janeiro, às 12h30
Anna Besson (França)
Vencedora das audições anuais da Fundação Cziffra, Anna Besson estudou flautas modernas nos Conservatoires Supérieurs de Musique de Paris e em Genebra.

Flauta Doce
Curso EAD – dia 24 de janeiro, às 12h30
Inês de Avena (Brasil/Holanda)
Especializou-se na investigação e execução da Música Barroca Napolitana. Trabalha no renascimento de flautistas do barroco italiano esquecidos, encomendando cópias e lançando os instrumentos em premiers em concertos e gravações.

Fagote Barroco
Curso EAD – dia 19 de janeiro, às 12h30
Tomasz Wesolowski (Polônia)
É membro de grupos, tais como InVento & Nova Silesia e é professor da classe de fagote barroco na Academia de Música de Poznan.

Trompa Natural
Curso EAD – dia 23 de janeiro, às 12h30
Martin Lawrence (Reino Unido)
Além de tocar com a The Age of Enlightment  Orchestra, ele trabalha com outros conjuntos, como o English Concert e o Il Giardino Armonico.

Trompete Natural
Curso EAD – dia 26 de janeiro, às 12h30
David Blackadder (Reino Unido)
Foi trompete principal na English Baroque Soloists e à Orchestre Revolutionaire et Romantique sob a direção de Sir John Eliot Gardiner, e da Academy of Ancient Music com Christopher Hogwood.
David teve a grande honra de se apresentar no casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle em 2018 para uma audiência global ao vivo de 1,9 bilhão de espectadores.

Violone 
Curso EAD – data e hora a serem confirmadas
Paolo Zuccheri (Itália)
Toca como primeiro contrabaixo e viola da gamba na orquestra barroca Festspiel Orchester Gottingen, dirigido por N. Mc Gegan. É professor de contrabaixo e violone na Accademia di musica antica em Brunico (Bz). e Laboratorio per la Musica e l'Ópera Barroca em Bazzano (BO).

Corneto 
Curso EAD – dia 17 de janeiro, às 12h30
Bork-Fritjhof Smith (Alemanha)
De 2008 a 2017 ensinou cornetto e Diminuições na Hochschule für Musik Trossingen e em 2017 foi nomeado professor de cornetto na Schola Cantorum Basiliensis depois de Bruce Dickey.

Cravo e clavicórdio 
Curso EAD – dia 21 de janeiro, às 12h30
Menno van Delt (Holanda)
Desde 1995, Menno van Delft é professor de cravo, clavicórdio, baixo contínuo e performance em conjunto no Conservatório de Amsterdã.

Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Fale com a comunicação

Veja Também

Outras Notícias

Cursos grátis da Oficina Verde serão feitos na Cinemateca

Continue lendo

Oficina de Música abre inscrições para vagas remanescentes em cursos presenciais

Continue lendo

Prorrogadas inscrições para cursos da Oficina de Música

Continue lendo

Lista de selecionados para os cursos presenciais

Continue lendo

Oficina de Música de Curitiba lança perfil no Instagram

Continue lendo