Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/aovivo.
Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social devidos à Covid 19.
Tema - Oficina Minha Cozinha é PANC! - com Amanda Benghi Marfil
Introdução: As PANCs – Plantas alimentícias não convencionais estão em todos os lugares, em todos os terrenos abandonados, em todas as hortas, pois são o alimento da natureza. Em qualquer lugar onde possa nascer uma planta, as ervas selvagens no processo de sucessão natural chegam primeiro, curando o solo e a vida, nos servindo de indicadores, de alimento e remédio.
Toda planta foi mato em algum lugar algum dia, mas nós, seres humanos domesticamos as plantas e com o passar dos anos algumas espécies e variedades foram sendo selecionadas pela lógica do mercado, e nos afastamos de muitas delas. Se nos alimentarmos na lógica da abundância, que é a lógica da floresta, nossa alimentação enriquece, de cores, sabores, aromas e nutrientes. Nossos ancestrais plantavam os próprios alimentos e guardavam suas sementes para semear na safra seguinte e trocar entre amigos e vizinhos, desta forma garantiam que estas espécies se mantivessem no tempo, com o tempo essas práticas foram se perdendo por diversos motivos, como econômicos, cultural, questões de gênero e geração, entre outros e atualmente nossa alimentação é escassa de diversidade e atualmente 75% da alimentação humana do planeta provém de apenas 12 espécies vegetais e 5 espécies animais, e nossa geração nunca comeu tomate roxo, berinjela branca ou abobora colorida. Trabalhar o tema das PANC´S é resgatar a nossa agrobiodiversidade e reaprender a se alimentar com abundância.
Proposta: Trabalhar a reflexão, a divulgação e o conhecimento sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs, desenvolvendo atividade teórica e gustativa visando a identificação e o uso culinário destas plantas em consonância com o direito humano constitucional da Segurança Alimentar e Nutricional; Trazendo o contexto histórico e chegando até a nossa realidade alimentar e nutricional atual, construindo propostas de mudanças possíveis para nossa sociedade.
Conteúdo da Oficina: Histórico e reconhecimento das PANC; Potencial gastronômico das PANCs; Formas de preparo e uso na culinária; Receitas e dicas de uso não convencional de alimentos convencionais; Aproveitamento integral dos alimentos; Reflexão e contextualização do ato político de se alimentar, apresentando como proposta agroecologia e suas possibilidades de atuação na sociedade, meio rural e urbano como possibilidades de mudanças econômicas e sociais.
Amanda Benghi Marfil: Formada em Filosofia, é Chef de Cozinha e agricultora agroecológica especializada em culinária agroecológica vegetariana e vegana. Proprietária da cozinha agroecológica Marfil, que desde 2010 é referência em processamento de produtos orgânicos certificados.
Público Alvo: a partir de 14 anos