janeiro 2021

TAPUIA TRIO

Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/aovivo.

Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social  devidos à Covid 19.

Transmissão ao vivo do Teatro Paiol

“TAPUIA TRIO”

O Tapuia Trio é composto pela cantora e compositora Cida Airam, o violonista, cantor e compositor Matheus Braga e o percussionista Gilberto Fernandes, “o Tampinha”. Cada integrante tem uma trajetória musical extensa e diversificada e se uniram para formar o grupo em 2019 com o objetivo de apresentar a diversidade rítmica e melódica da música do Nordeste Brasileiro. No repertório tem baião, xote, ciranda, samba de roda, coco de roda e embolada. Os três nordestinos, radicados em Curitiba, vem apresentando releituras de grandes compositores nordestinos e suas próprias canções autorais.

Oficina Verde: Jardins de Mel e os Caminhos de Pólen

Tema - Jardins de Mel e os Caminhos de Pólen – com Felipe Thiago de Jesus

A polinização como estratégia de segurança alimentar e promoção dos serviços Ecossistemicos, o fantástico mundo das abelhas nativas sem ferrão!

Felipe Thiago de Jesus é graduado em Agroecologia Mestre em Agroecossistemas doutorando em Sustentabilidade Ambiental Urbana idealizador do programa jardins de mel e Diretor de estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.

AuLive com a Cantora convidada Monica Salmaso

AuLive com a Cantora convidada - Monica Salmaso

Para esta edição da Oficina de Música foi reservada uma faixa de horário dedicada às AuLives, que consistirão em uma série de bate-papos com alguns dos mais significativos artistas da Música Brasileira. Naturalmente, não se tratam de aulas formais, mas certamente, por meio dos depoimentos e falas de tão singulares e importantes artistas, sempre é possível aprender mais sobre Música, Cultura, Arte e Brasil. A mediação dos bate-papos será realizada por Roberta Martinelli, é apresentadora do programa “Cultura Livre” da TV Cultura, radialista da Rádio Eldorado e foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Participará também dos bate-papos o músico João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda e da Oficina de Música de Curitiba – MPB.

Salomão Soares & Vanessa Moreno

Transmissão ao vivo do Teatro Paiol

“SALOMÃO SOARES & VANESSA MORENO”

Chão de Flutuar. Esse é o título do primeiro álbum do duo formado pela cantora e compositora paulista Vanessa Moreno e o pianista paraibano Salomão Soares. Os instrumentos, voz e piano, podem ser ouvidos nesse projeto com brasilidade, nuances

rítmicas, espontaneidade e improvisação, gravado e patrocinado pelo Estúdio Gargolândia de Rafael Altério. Passeando por diversas vertentes da música brasileira, canções como "Canção do Amanhecer", de Edu Lobo e Vinícius de Moraes e "Correnteza" de Tom Jobim e Luiz Bonfá ganham roupagens cheias de lirismo e sutilezas. Já "Boca de Leão" de Filó Machado vem recheada de nuances rítmicas e improvisações. "Ninho de Vespa" de Dori Caymmi é um frevo instrumental que aparece cheio de espontaneidade e com a voz cantando a melodia junto do piano. Também fazem parte do disco as canções Conversando no Bar (Milton Nascimento/Fernando Brant), Quebradeira de coco (Roque Ferreira), Sanfona  Egberto Gismonti), Pedro Brasil (Djavan), Via Crucis (Guinga/ Edu Kneip), Xi, de Pirituba a Santo Andre´ (Rafael Alterio/Kleber Albuquerque), Sanfona Sentida (Dominguinhos/Anasta´cia) e Fica Mal com Deus (Geraldo Vandre´).

Circuíto Off: Show com As Brejeiras

Voz e percussão - Jô Nunes