Ir para conteúdo
FCC

Programação Artística

janeiro 2021

DUO FREUA & BALDINI

Horário
12h00
Preço
Gratuito

DUO FREUA & BALDINI

Manuela Freua - Soprano

Emmanuele Baldini - Violino

19 DE JANEIRO (TER), 12H

Transmissão ao vivo pelo link: www.oficinademusica.org.br/aovivo

 

PROGRAMA

Madredeus (Portugal, 1985)

Música Alfama

Madredeus é um dos grupos musicais portugueses de maior projeção mundial. Formado desde 1985, sua música combina influências da música popular portuguesa e do fado, com a música erudita e a música popular contemporânea.

BIOGRAFIAS

Manuela Freua (SP) - Soprano

A música, o texto, e a relaçao intrínseca entre os dois foi o que fez com que Manuela Freua trocasse o piano, que estudava desde criança, pelo canto. Apaixonada pelo que é incomum, expressivo, musical e teatral, nao demorou para que Manuela se tornasse especialista em música de câmara e em música dos séculos XX e XXI, com livre trânsito na música popular. A versátil cantora paulistana tem em seu curriculum execuções das obras Quarteto no. 2, opus 10, Pierrot Lunaire, opus 21 (Schoenberg), fez a estreia brasileira das obras Le Marteau sans Maître (Boulez) e Kafka-Fragmente (Kurtág), além da busca constante por repertório de câmara com formações incomuns, como violino e voz, flauta e voz, contrabaixo e voz, voz solo, etc, além de explorar repertório que estimule a criatividade, a vocalidade livre e a experimentação. Estreou na ópera Dido and Aeneas (Purcell) em 2003 e, desde então, cantou em produções de óperas em palcos como o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro São Pedro e o Teatro Amazonas. Realizou, em 2008, turnê pelo Japão, ao lado da pianista Tomoko Nakayama. Foi solista da 9a Sinfonia (Beethoven - OSPA), da 8a Sinfonia (Mahler - OSESP), do Quarteto no. 2, opus 10, Pierrot Lunaire, opus 21, (Schoenberg - OSESP), da 4a Sinfonia (Mahler – Percorso Ensemble), da Paixão Segundo São João (Bach, OSM/Theatro Municipal de São Paulo e fez a estreia brasileira das obras Le Marteau sans Maître (Boulez - OSESP) e Kafka-Fragmente (Kurtág - Sala do Conservatório, Theatro Municipal de São Paulo). Em 2018 cantou Folksongs (Berio - ORTHESP) e Björkca (Björk - OCA), um espetáculo inspirado na obra da cantora islandesa Björk, além de interpretar Helena, em Sonho de uma noite de verão (Britten - ORTHESP), além de gravar seu primeiro CD, A Canção e o Violino, junto ao violinista Emmanuele Baldini.  É Bacharel em Música pela UNESP, Especialista em Canção Popular pela FASM e é orientada por Isabel Maresca. Estudou música de câmara com Peter Dauelsberg e aperfeiçoou-se, como bolsista Vitae, na Academia Ferenc Liszt de Budapeste.

Emmanuele Baldini (SP) - Violino

O violinista regente Emmanuele Baldini é Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), fundador do Quarteto Osesp e diretor musical da Orquestra de Câmara de Valdivia (Chile) e da Sphaera Mundi. Nascido numa família de músicos, foi aluno da classe de `Virtuositè', de Corrado Romano, no Conservatório de Genebra, e estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci. Vencedor de diversos concursos internacionais, deu início à carreira solo após vencer o `Virtuositè' de Genebra e o 3º prêmio no Concurso Lipizer, em Gorizia. Tanto como solista como em recitais para violino e piano, apresentou-se por toda Itália e pelas principais cidades europeias, nos Estados Unidos, Turquia, Brasil, Austrália e Chile, além de turnês pelo Japão. Interpretou os principais concertos do repertório para violino, acompanhado pela Orquestra de Câmara de Viena (Mozart), Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim (Schumann), Orchestre de la Suisse Romande (Schostakovich) Flanders Youth Philharmonic Orchestra (Bruch), Sinfônica da Moldávia (Brahms e Mendelssohn), Sinfônica de Trieste (Mozart e Dvorák) e Orquestra de Câmara de Mântua (Mozart), entre outras. No repertório camerístico, apresentou-se com Nicholas Angelich, Ricardo Castro, Sílvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Jean-Philippe Collard, Maria-João Pires, Antonio Meneses, Emmanuel Pahud, Caio Pagano. Como regente, após numerosas aulas com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway, começou uma atividade que, em pouco tempo, lhe permitiu reger algumas das melhores orquestras brasileiras (Osesp, Ospa, Osba...) e latino-americanas no Uruguay, Argentina e Chile, destacando-se uma estreia recente com a Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón. Sua discografia inclui gravações para os selos Agorà, Rivoalto e Phoenix. Nos últimos anos dedicou muitos esforços para valorizar a música brasileira, gravando Sonatas de Guarnieri, e Quartetos e Quintetos de Oswald (Biscoito Fino), além de Sonatas de Miguez, Velasquez e Villa-Lobosetc. Iminente o lançamento de seu primeiro Cd publicado pela Naxos, com a qual já existem vários projetos futuros. Emmanuele foi ainda Spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste e Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro alla Scala de Milão.

 

FICHA TÉCNICA INSTITUCIONAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Prefeito

Rafael Greca de Macedo

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

Presidente

Ana Cristina de Castro                                                             

Diretor Administrativo e Financeiro

Cristiano Augusto Solis de Figueiredo Morrissy

Diretor de Ação Cultural

Edson Bueno

Diretor de Planejamento

José Roberto Lança

Diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural

Marcelo Sutil

Diretora de Incentivo à Cultura

Loismary Ângela Pache

INSTITUTO CURITIBA DE ARTE E CULTURA

Diretor Executivo

Marino Galvão Jr.

Gerente Administrativo/Financeiro

Maria Eduarda Rigos Maia Prata Bahls

Coordenadora de Música

Janete Andrade

Assessoria Jurídica

Simone Konitz

OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA

Direção Artística Geral

Janete Andrade

Direção Artística Música Erudita

Abel Rocha

Direção Artística Música Antiga

Rodolfo Richter

Direção Artística Música Popular Brasileira e Música e Tecnologia

João Egashira

Curadoria do Programa MusicaR

Ângela Deeke Sasse, Cristiane Alexandre, Guilherme Romanelli

Curadoria Circuíto Off

Glauco Sölter

Curadoria Oficina Verde

Marcia Squiba

Coordenação do Projeto e Secretaria

Lucilene Ribas

Coordenação de Produção

Lilian Ribas

Produção Executiva

Alício Cardoso

Rogério Dimi

Altair de Oliveira

Bete Carlos

Mario Marcelo de Oliveira

Projeto MusicaR

Daiana Hostins

Suellen Moraes

Arquivista

Clara de Lanna

Comunicação 

Ana Luzia Gori Palka Miranda

Midias Sociais

Viridiana de Macedo

Alessandra Pastuch

Gabriela Maciel de Castro

Fernanda Suemi de Brito Katto

Design Gráfico

Clarice Midori Umezaki Iwashita

Designers

Luana Chemin

Guto Stresser

Confecção de Programas

Darci Almeida

Suporte de TI

David Moura

Suporte de Edição

Cristiane Wozniak

Captação de Áudio

Eduardo Usui Schoetten

Técnico de Som

Beto Japa

Francisco Santarosa

Assistente

Tiago Bruel

Transmissão

Fauno Filmes

Produção

Gustavo Solieri

Direção

Ricardo Tomasi

Operação

Leandro Gulin

Assistente de produção

Paulo Macedo

Assistente de produção

Camila Luiza

          INFORMAÇÕES: www.oficinademusica.org.br

RECITAL DE ÓPERA

Horário
12h30
Preço
Gratuito

Ana Paula Machado - Soprano

Vitorio Scarpi - Tenor

Priscila Bomfim - Piano

19 DE JANEIRO (TER), 12H30 - Sociedade Garibaldi

Transmissão ao vivo pelo link: www.oficinademusica.org.br/aovivo

 

PROGRAMA

Ária para soprano de Giuseppe Verdi (1813-1901)

Caro Nome (Ópera Rigoletto)

Árias para soprano de Vincenzo Bellini (1801-1835)

Ah non Credea Mirarti... - Ah! Non giunge (Ópera La Sonnambula)

Ária para Tenor de Giuseppe Verdi (1813-1901)

Dei miei bollenti spiriti (Ópera La Traviata)

Dueto Soprano e Tenor de Giuseppe Verdi (1813-1901)

Un di Felice etérea (Ópera La Traviata)

BIOGRAFIAS

Ana Paula Machado (PR) - Soprano

Seu primeiro contato como canto lírico foi através da saudosa professora Neyde Thomas. Além de ter formação em Psicologia, Ana Paula é bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Emerli Schlogl e Ben Hur Cionek. Recebeu ainda orientação e acompanhamento de repertório vocal solista de Alessandro Sangiorgi, e Ricardo Ballestero. Desde 2014, a soprano Rosana Lamosa é sua principal orientadora em canto. Com apenas dois anos de estudos e através de audição, Ana Paula foi selecionada para participar na temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) no Teatro Guaíra sob a regência de Estefan Geiger (Alemanha), debutando no Concerto de Aniversário da Orquestra como principal solista da peça “Sonhos de Uma Noite de Verão” de Mendelssohn. No mesmo ano, também no Teatro Guaíra com a OSP, interpretou a personagem “Anchen” da Ópera “Der Freischutz” de Carl Weber. Em 2017 cantou Exsultate Jubilate de Mozart, com a Orquestra da Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná na Capela Santa Maria sob regência de Paulo Barreto. Participou no mesmo ano do concerto de encerramento do 37º Festival Internacional de Música de Londrina, como solista no Carmina Burana de Carl Orff, tendo como regente Daisuke Soga (Japão). No Festival de Ópera do Paraná, interpretou “Pamina” na Ópera Flauta Mágica de Mozart.  Em 2018 foi selecionada para interpretar mais uma vez “Pamina”, na montagem da Flauta Mágica para a 35ª Oficina de Música de Curitiba junto à Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência de Abel Rocha. Foi vencedora do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, participando do concerto de premiação sob regência de Roberto Tibiriça. Ana Paula no Festival de Ópera do Paraná, mais uma vez executou o Esxultate Jubilate de Mozart, e na Ópera Die Fledermaus (O Morcego) de Johann Strauss, interpretou “Adele” com apresentações no Guairinha e Capela Santa Maria. Em 2019 foi selecionada para interpretar “Micaela” da Ópera Carmen de Bizet na 36ª Oficina de Música de Curitiba. Em 2020 participou como solista convidada numa série de 5 vídeos com a Camerata Antiqua de Curitiba.

Vitorio Scarpi (PR) - Tenor

O tenor curitibano Vitorio Scarpi, nasceu em 1995. Hoje com 25 anos, tem se destacado no cenário lírico do Brasil. Estudante do também tenor Alexandre Mousquer, é vencedor dos maiores concursos de ópera do país, como o Maria Callas e o concurso Linus Lerner da ORSN. Recentemente participou de dois masterclasses com celebridades da ópera, um a convite da soprano Angel Blue (EUA) e do tenor James Valenti (EUA), e outro pelo produtor da POVAI (Premiere Opera Vocal Arts Institute), Eric Margiore (EUA). Participou em novembro de 2020 do concerto “Encontro de Tenores do Brasil”, no Teatro Amazonas em Manaus, e realizou um concerto de Natal em Gramado com a OSG, a convite do Maestro Linus Lerner. Em 2021 pretende participar de concursos internacionais de canto, e se dedicar a carreira como solista de ópera fora do país.

Priscila Bomfim (RJ) - Piano

Pianista e maestra assistente da Orquestra Sinfônica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além de seu reconhecido trabalho como pianista, Priscila desenvolve paralelamente carreira como regente, tendo sido a primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada do Theatro Municipal, em 2016. Nos anos seguintes, regeu récitas das óperas Un Ballo in Maschera, de Verdi (2018) e Fausto, de Gounod (2019), além da ópera Os Contos de Hoffmann, de Offenbach e Orphée, de Philip Glass (2019). Colabora com a Oficina de Música de Curitiba desde 2018, como assistente do maestro Abel Rocha na direção das óperas (Carmen, A Flauta Mágica e La Belle Héllène). Além de concertos com a Orquestra Sinfônica da Bahia, a Orquestra Académica Bomfim (Portugal) e da ópera de câmara Piedade, de João Guilherme Ripper, na Sala Cecília Meireles em 2018, Priscila foi uma das seis maestras escolhidas internacionalmente para participar da 4ª Residência do Linda and Mitch Hart Institute para Mulheres Regentes, do The Dallas Opera (Texas/EUA). As Óperas Piedade e Serse foram espetáculos eleitos pela crítica entre os destaques do ano na cidade do Rio de Janeiro, em 2016 e 2018. Priscila apresentou-se em concertos à frente das Orquestras Sinfônica Nacional do Chile (Chile), Sinfônica Jovem de São Petersburgo (Rússia), Filarmônica de Minas Gerais (MG), Sinfônica de Santo André (SP), Sinfônica Cesgranrio (RJ) e Järvi Academy Sinfonietta (Estônia), ao final de masterclasses com os maestros Leonid Grin, Alexander Polianychko, Fabio Mechetti, Abel Rocha, Isaac Karabtchevsky, Neeme Järvi e Paavo Järvi. Em 2019, regeu também a Orquestra Sinfônica Brasileira e os concertos de lançamento da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro, orquestra que marca a representatividade feminina no meio musical e artístico carioca. Priscila Bomfim nasceu e iniciou seus estudos musicais em Portugal. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduou-se em Piano com o título máximo suma cum laude, em Regência Orquestral, e concluiu o seu Mestrado em Performance em Piano com um relevante trabalho sobre Leitura à Primeira Vista ao Piano. Foi maestrina preparadora da Academia de Ópera Bidu Sayão, preparando jovens cantores solistas em 2016 e 2017. Como pianista colaboradora, tem sido requisitada para concertos com artistas em importantes Salas no Brasil e exterior, a exemplo do Carnegie Hall/ Weill Hall (NY) (2011), e concertos de gala com cantores internacionais.

FICHA TÉCNICA INSTITUCIONAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Prefeito

Rafael Greca de Macedo

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

Presidente

Ana Cristina de Castro                                                             

Diretor Administrativo e Financeiro

Cristiano Augusto Solis de Figueiredo Morrissy

Diretor de Ação Cultural

Edson Bueno

Diretor de Planejamento

José Roberto Lança

Diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural

Marcelo Sutil

Diretora de Incentivo à Cultura

Loismary Ângela Pache

INSTITUTO CURITIBA DE ARTE E CULTURA

Diretor Executivo

Marino Galvão Jr.

Gerente Administrativo/Financeiro

Maria Eduarda Rigos Maia Prata Bahls

Coordenadora de Música

Janete Andrade

Assessoria Jurídica

Simone Konitz

OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA

Direção Artística Geral

Janete Andrade

Direção Artística Música Erudita

Abel Rocha

Direção Artística Música Antiga

Rodolfo Richter

Direção Artística Música Popular Brasileira e Música e Tecnologia

João Egashira

Curadoria do Programa MusicaR

Ângela Deeke Sasse, Cristiane Alexandre, Guilherme Romanelli

Curadoria Circuíto Off

Glauco Sölter

Curadoria Oficina Verde

Marcia Squiba

Coordenação do Projeto e Secretaria

Lucilene Ribas

Coordenação de Produção

Lilian Ribas

Produção Executiva

Alício Cardoso

Rogério Dimi

Altair de Oliveira

Bete Carlos

Mario Marcelo de Oliveira

Projeto MusicaR

Daiana Hostins

Suellen Moraes

Arquivista

Clara de Lanna

Comunicação 

Ana Luzia Gori Palka Miranda

Midias Sociais

Viridiana de Macedo

Alessandra Pastuch

Gabriela Maciel de Castro

Fernanda Suemi de Brito Katto

Design Gráfico

Clarice Midori Umezaki Iwashita

Designers

Luana Chemin

Guto Stresser

Confecção de Programas

Darci Almeida

Suporte de TI

David Moura

Suporte de Edição

Cristiane Wozniak

Captação de Áudio

Eduardo Usui Schoetten

Técnico de Som

Beto Japa

Francisco Santarosa

Assistente

Tiago Bruel

Transmissão

Fauno Filmes

Produção

Gustavo Solieri

Direção

Ricardo Tomasi

Operação

Leandro Gulin

Assistente de produção

Paulo Macedo

Assistente de produção

Camila Luiza

INFORMAÇÕES: www.oficinademusica.org.br

 

ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS

Horário
17h30
Preço
Gratuito

Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/aovivo

Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social devidos à Covid 19.  

 

Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

Regência - Helder Trefzger

Programa - 3 Momentos Sinfônicos de Renato Goulart

 

Orquestra Sinfônica de Heliópolis

Regência - Isaac Karabtchevsky

Programa - Variações Temporais de Ronaldo Miranda

 

Orquestra Sinfônica de Goiânia

Regência - Eliseu Ferreira

Viola caipira - Jaime Alem

Programa - Suíte Caboclinhos para Viola caipira e Orquestra de Jaime Alem

 

 

Live: Priscila Rato e Marcelo Caldi

Horário
19h00
Preço
Gratuito

Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/aovivo

Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social  devidos à Covid 19.  

 

Violino - Priscila Rato

Acordeon - Marcelo Caldi

Programa – Heitor Villa-Lobos: Prelúdio da Bachiana nº 4; Efeméride Dominguinhos 80 anos: Isso aqui tá bom demais / Pedras que cantam; Astor Piazzola (efeméride 100 anos de nascimento): Milonga del Angel; Música folclórica romena: Maramures Muzica; Antonin Dvorak: Slavonic Dance Op. 72, nº 2; Marcelo Caldi: Choro em Curitiba; Gerson Filho: Casamento da raposa;

 

PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: Pocket Show "Escuta o gesto!"

Horário
19h30
Preço
Gratuito

Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/musicar   

Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social  devidos à Covid 19.  

 

Live - Pocket Show "Escuta o gesto!”

Com Andrezza Prodóssimo (PR) e Doriane Conceição (PR) “Escuta o Gesto!” é uma performance musical onde a dupla explora as possibilidades expressivas do corpo através da experimentação da sua musicalidade. Apresentam a estética da “Música Incorporada” que utiliza técnicas da música corporal como base para amplificar a sonoridade e as nuances emotivas do gesto. Arranjos minimalistas e vibrantes revelam músicas autorais e dão nova roupagem a canções brasileiras já consagradas para envolver espectadores de todas as idades.

 

Recital de Canto e Piano com Ornella de Luca e André Bertoncini

Horário
20h00
Preço
Gratuito

Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/aovivo.

Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social  devidos à Covid 19.  

 

Transmissão ao vivo da Capela Santa Maria

Soprano - Ornella de Luca

Piano - André Bertoncini

Programa - Twelve Poems of Emily Dickinson, Aaron Copland

1. Nature, the gentlest mother; 5 Heart, we will forget him; 7 – Sleep is supposed to be; 8 – When they come back; 9 – I felt a funeral in my brain; 10 – I´ve heard na organ talk sometimes; 11 – Going to heaven; 12 – The Chariot

 

FESTIVAL VIRTUAL NACIONAL DE ÓPERA

Horário
21h00
Preço
Gratuito

Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/aovivo

Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social  devidos à Covid 19.  

 

Gravação - Produção do Festival de Ópera do Theatro da Paz - Belém

De Giacomo Puccini, a Ópera Suor Angelica

Direção cênica - Jena Vieira

Direção Musical - maestro Miguel Campos Neto

O elenco é formado pela soprano Alfa de Oliveira, no papel de Tia Princesa; Denise Dacier no papel de Abadessa; Elizabeth Moura, no papel de Irmã Monitora; Gigi Furtado, que vive a Mestra das Noviças; Hosana Ramos, no papel de Irmã Genoveva; Dulcianne Ribeiro, como Irmã Osmina; Ione Carvalho, como Irmã Dulcina; Liliana Virgínia como Irmã Enfermeira; Lanna Bastos e Kézia Andrade no papel das Irmãs de Caridade; Juliana Kreling e Érica Carolinne como as Noviças; e Adriane Leite e Rebeca Leitão vivem as Irmãs Leigas. A direção geral é de Daniel Araújo e a direção de produção é de Nadressa Nuñez.

 

PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: Live com Maria Guinand, Enny Parejo e Teca Alencar

Horário
9h00
Preço
Gratuito

Atenção: O concerto será apenas transmitido pelo Link: www.oficinademusica.org.br/musicar   

Não haverá presença de público em razão dos protocolos de distanciamento social  devidos à Covid 19.  

 

Mediação - Guilherme Gabriel Ballande Romanelli (PR)

Com Enny Parejo (SP), Maria Guinand (Venezuela) e Teca Alencar Brito (SP)

 

Tema da Live - Conversa sobre a Educação Musical Criativa. Essa Live será a oportunidade de reunir em um mesmo momento três importantes educadoras musicais que trarão suas percepções acerca de distintas formas de fomentar um desenvolvimento musical criativo e envolvente. Por meio da apresentação de ricas experiências profissionais, nossas convidadas dividirão conosco os desafios da Educação Musical em múltiplos espaços e possibilidades de atuação.

 

Programação

19 hoje terça
8 eventos | Ver todos
mês anteriorjaneiro de 2021próximo mês
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31123456

Gêneros