Oficina de Violão - PARTICIPANTE
Cordas
25 de janeiro - A escola do Violão Brasileiro
Com Marco Pereira
1. O violão melódico
Decifrando o braço do violão
- Digitação das escalas tonais
- Digitação dos principais modos
- Digitação de escalas pentatônicas
- Digitação de escalas hexatônicas
- Digitação de escalas octatônicas
- Notas do violão X pauta musical.
O fraseado melódico
- Aplicação dos ligados e seus efeitos
- Resolução do fraseado em função da digitação das escalas
- As articulações das frases nos diferentes ritmos brasileiros
2. O violão rítmico
A condução rítmica e a arte do acompanhamento
- Principais ritmos do Brasil
- O aprendizado do ritmo de base
- A consciência do tempo – andamento
- As possíveis variações sem a quebra da condução
- O papel da mão esquerda nas conduções rítmicas
3. O violão harmônico
Sistema Tonal e Escalas Tonais
- Formação dos acordes a partir das Escalas Tonais
- Tétrades e encadeamentos de acordes
- Complementos harmônicos
- Alterações
- Cadências e resoluções excepcionais
Harmonia Modal
- Principais modos
- Modos pentatônicos
- Modos hexatônicos
- Modos octatônicos
4. O violão orquestral
- Introdução ao arranjo para violão solo
26 de janeiro - Universo Musical de Egberto Gismonti
Com Daniel Murray e mediação de Marco Pereira
Estrutura do curso:
1. Apresentação:
- sobre o álbum ou a coleção de peças abordadas.
- arranjo, adaptação, transcrição ou trans-criação?
- a improvisação como recurso formal na utilização de “cadências” e as possíveis funções e
- reflexões geradas por esses momentos
2. Análise de caso:
A seguir, exemplos musicais abordando a escolha de tonalidades, afinações, timbres e realização técnica das intenções musicais (digitações e novas maneiras de tocar).
- Primeiros passos, encontrando um caminho para um novo repertório: “Carmem”, “Forrobodó” e um primeiro encontro com Egberto
- Jogo de espelho com fortes referências musicais:“Frevo”, “Água e vinho” em dialogo o violão de Marco Pereira, Ulisses Rocha, Daniel Wolf e Duo Assad.
3. Scordaturas
- A utilização de diferentes afinações ou “scordaturas” para viabilizar determinadas ideias musicais.
- Maracatu, A fala da paixão, Baião Malandro e Dom Quixote.
- Utilização do violão de 11 cordas:
- Palhaço
- Espaço para discussão, bate-papo e perguntas.
As partituras estão disponíveis gratuitamente no link: https://www.danielmurray.com.br/egberto_gismonti_free_scores/
27 de janeiro - Composição e Arranjo para Violão
Com Chrystian Dozza e mediação de Marco Pereira
1. Sobre um Tema de Gismonti
- Tema com Variações
- Uma análise formal e idiomática
- Comparando versões de uma mesma peça.
- Violão solo X Quarteto de Violões
2. Passacaglia Coral
- Análise harmônica
- Contraponto
3. Estudo n. 1 (Harpa Eólia)
- Análise técnica
- Caminhos harmônicos
4. Baião de Dois
- Forma Sonata e Baião
- Polifonia no Violão
5. Samba Rock
- Análise rítmica e estrutura
- Efeitos e recursos percussivos
Pré-requisitos:
- 1. Desenvolvimento técnico no violão de nível médio e/ou superior (capaz de tocar uma peça solo de média dificuldade que pode ser um choro do Garoto, algum tema do Baden ou coisa similar.
- 2. Curso completo de Teoria da Música.
- 3. Conhecimento básico de harmonia.
- 4. Intimidade com a prática dos ritmos brasileiros
Classe PARTICIPANTE - A inscrição neste tipo de classe dará direito à participação em aula transmitida ao vivo, com possibilidade de interação entre aluno(s) e professor(es). Além disso, o aluno receberá, de forma gratuita, o acesso à todas as aulas gravadas da categoria em que se inscreveu. A disponibilização do conteúdo dos demais cursos seguirá cronograma conforme indicado no regulamento oficial do evento.