Ir para conteúdo
FCC

Oficina de Trompete - OUVINTE

Sopros

25 de janeiro - Iniciação à Improvisação

Com Daniel D’Alcântara

Curso focado na linguagem e entendimento do repertório da Música Popular Brasileira e Jazzística, com ênfase também na parte técnica do instrumento (respiração, controle de ar, flexibilidade, articulação e extensão), será abordado conceito de interpretação e improvisação.


26 de janeiro - O Trompete no Choro - uma abordagem inicial sobre história, repertório e estética

Com Joatan Nascimento e mediação de Daniel D'Alcântara

O Choro, música popular instrumental urbana brasileira, tem se constituído numa das mais importantes e representativas expressões musicais do Brasil. Forjado no caldeirão cultural que forma a essência do povo brasileiro, ele nasce carregado de sotaques e representações. Neste contexto, contar a história daqueles primeiros atores, dá-lhes voz, conhecer suas voluntárias e valorosas contribuições, nos parece necessário e inadiável. A história do trompete na música brasileira, passa necessariamente pelo gênero Choro. Esta ainda é uma história que está sendo contada aos poucos, mas não sem considerar sua importância. Nesta breve explanação, mostraremos um pouco do universo do Choro, inserindo nele, os nomes que contribuíram para que o instrumento tenha representação na sua história, procurando desta maneira chamar a atenção dos instrumentistas para um olhar mais atento sobre a nossa música e a nossa cultura. Afinal, se brasileiros somos, espera-se que saibamos ao menos, quem somos!


27 de janeiro - Rotina de Estudos para Música Comercial

Com Paulo Viveiro e mediação de Daniel D'Alcântara

Como trabalhar os fundamentos técnicos do trompete, aliado as práticas interpretativas necessárias na música comercial. Conceitos que serão explicados:

  1. “Song and Wind”
  2. Teoria do Círculo Dourado
  3. Princípio de Pareto
  4. Vocabulário de Frequência
  5. Zonas de Aprendizagem
  6. Prática Mental

Métodos práticos:

  1. Flow Studies – Vincent Cichowicz
  2. Complete Conservatory Method for Trumpet – Jean Baptiste Arban]
  3. Daily Drills and Technical Studies for Trumpet – Max Schlossberg
  4. Technical Studies – Herbert L. Clarke

Pré-requisitos:

  • Ter trompete (Cornet, Pocket ou Flugel)
  • Caderno de partitura
  • Ler partitura musical
  • Tocar escalas maiores nas 12 tonalidades

 

Classe OUVINTE

A inscrição neste tipo de classe dará direito de acesso às aulas gravadas, sendo estas disponibilizadas em até 24 horas após a sua realização. IMPORTANTE: Sem possibilidade de interação entre aluno(s) e professor(es).

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO NESTE CURSO DARÁ DIREITO DE ACESSO APENAS AO CONTEÚDO INDICADO NA EMENTA ACIMA.  PARA TER DIREITO DE ACESSO À TODAS AS AULAS GRAVADAS DA 38ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA, O ALUNO DEVERÁ REALIZAR A INSCRIÇÃO EM: TURMA ESPECIAL DE ACESSO À TODOS OS CURSOS - OUVINTE

Turma Única
Período
26/01/2021 à 28/01/2021
Horário das Aulas
  • 26/01/2021 - 00h00 às 06h00
  • 27/01/2021 - 00h00 às 06h00
  • 28/01/2021 - 00h00 às 06h00
* Matriculando-se em mais de um curso, você tem direito a um desconto progressivo.