Ir para conteúdo
FCC

Oficina de Percussão - OUVINTE

Percussão

25 de janeiro - Novas possibilidades no Pandeiro do Suzano

Com Marcos Suzano 

Nessa Oficina, Suzano levará aos alunos diversos aspectos técnicos e musicais ligados à sua forma única de enxergar o pandeiro, fruto de sua vasta experiência. Além de falar sobre sua "levada invertida", o Professor também mostrará novas idéias como: o  trabalho com os dedos, ritmos com as platinelas, etc.


26 de janeiro - Repique de Mão + Samba Funk + Kit-Favela

Com Jovi Joviniano e mediação de Marcos Suzano

Apresentação do toque do Repique de Mão e o Tantan; Kit-Favela no samba funk, pop carioca e suas variações. Kit - Favela é uma combinação de Surdo, Caixa e Platinelas ( jungle stick), uma criação do próprio Jovi para solucionar uma carência de frequências da bateria: Bumbo (grave), Caixa (médio) e Platinelas (condução de agudos).


27 de janeiro - Oficina de pandeiro de Nylon – Firula Nossa

Com Rapha Morret

O projeto Firula Nossa, criado por Rapha Morret, nasceu com o intuito de ensinar a origem cultural e musical do Samba à nova geração de jovens e adultos através de vídeos educativos musicais utilizando instrumentos de percussão brasileira.

O nome “Firula” é um termo popular entre sambistas e admiradores do ritmo, e quer dizer improvisos ou destaques musicais dentro das canções. Atualmente é um termo bem pesquisado e falado nas redes sociais, por tratar-se de vídeos de pessoas mostrando seus talentos com os instrumentos.

Nos últimos cem anos de história, o samba ganhou nova reformulação, novas nuances, performances e novas formas de tocar e através disso surgiu essa necessidade de levar o novo e tradicional ritmo à diversas casas brasileiras

OBJETIVO:

O objetivo desta oficina é analisar algumas das diferentes escolas existentes na execução do pandeiro de pele de nylon ou sintética.

METODOLOGIA:

A oficina trabalhará com os aspectos e sonoridades do pandeiro de nylon, instrumento tipicamente brasileiro, através de linguagem técnica musical e exercícios de rudimentos e combinações manuais. O conteúdo da oficia destina-se a pessoas que queiram aprender dinâmicas no pandeiro de nylon, na linguagem popular “firulas”, experimentando possibilidades sonoras e rítmicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Origem e história do instrumento;

- Características do pandeiro de nylon;

- Treinamento de resistência e dinâmica;

- A influência dos ritmos afro-brasileiros nas técnicas de nylon;

- Exercícios de rudimentos e repicadas;

PÚBLICO ALVO:

- Pessoas que queiram aprender a tocar o pandeiro de nylon;

- Pessoas que já tocam e querem dominar as dinâmicas do instrumento.

Pré-requisitos: Conhecimento básico de Percussão.

 

Classe OUVINTE

A inscrição neste tipo de classe dará direito de acesso às aulas gravadas, sendo estas disponibilizadas em até 24 horas após a sua realização. IMPORTANTE: Sem possibilidade de interação entre aluno(s) e professor(es).

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO NESTE CURSO DARÁ DIREITO DE ACESSO APENAS AO CONTEÚDO INDICADO NA EMENTA ACIMA.  PARA TER DIREITO DE ACESSO À TODAS AS AULAS GRAVADAS DA 38ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA, O ALUNO DEVERÁ REALIZAR A INSCRIÇÃO EM: TURMA ESPECIAL DE ACESSO À TODOS OS CURSOS - OUVINTE

Categoria
MPB
Valor
R$ 30,00*
Local
Online - Plataforma Digital
Seleção
Não
Nº Vagas
500
Nº Inscritos
6
Professor
Marcos Suzano (Brasil)
Jovi Joviniano (Brasil)
Rapha Morret (Brasil)
Turma Única
Período
26/01/2021 à 28/01/2021
Horário das Aulas
  • 26/01/2021 - 00h00 às 06h00
  • 27/01/2021 - 00h00 às 06h00
  • 28/01/2021 - 00h00 às 06h00
* Matriculando-se em mais de um curso, você tem direito a um desconto progressivo.