Oficina de Clarineta - PARTICIPANTE
Sopros
28 de janeiro - Estudos técnicos sem partitura na clarineta e no clarone
Com Sergio Albach
Esta aula visa encorajar o aluno a realizar estudos técnicos de mecanismo e técnicas estendidas sem a utilização da partitura, estimulando o aprofundamento de estudos de escala, arpejos, notas longas etc. de forma a incorporar estas informações de maneira consciente.
29 de janeiro - Clarinete Brasileiro: Ritmo, Linguagem e Criação
Com Alexandre Ribeiro e mediação de Sérgio Albach
Ministrada pelo clarinetista e compositor Alexandre Ribeiro, esta aula traz para os alunos e ouvintes a proposta de criar caminhos para desenvolvimento da linguagem, interpretação, criação e improvisação da música brasileira através de padrões rítmicos. O aprendizado e prática das “células rítmicas básicas” do baião, maxixe, polca, frevo, samba e choro aplicados aos processos de interpretação de melodias, leituras de acordes e exercícios de improvisação, traz para o aluno maior flexibilidade para seus estudos de articulações possibilitando cada vez mais a aproximação do estilo e desenvolvimento do seu trabalho criativo.
30 de janeiro - Quero tocar choro, por onde começar
Com Bia Stutz e mediação de Sérgio Albach
Grande parte da história e desenvolvimento do Clarinete no Brasil, pode ser ilustrada através das gravações de choro desde o início do século XX até os dias atuais. A proposta desta aula é desenvolver um roteiro prático para quem quer se aventurar no universo do choro. Considerando o papel importante do clarinete dentro deste gênero musical e em diversas formações como bandas de músicas, conjuntos regionais de choro e outras formações camerísticas, vamos abordar questões como: a dinâmica de funcionamento de uma roda de choro, é preciso saber improvisar? Quais são as principais habilidades necessárias para ser um chorão? Conversaremos também sobre algumas questões interpretativas, sonoridade, articulação e linguagem: um momento onde os alunos poderão tocar e ouvir gravações de referências comentadas. Ao final será apresentado uma sugestão de repertório para níveis distintos de domínio técnico do instrumento, mostrando assim, que tocar choro não é apenas para virtuoses.
Pré-requisitos: O aluno deve ter noções básicas da formação das escalas maiores e menores, acordes e leitura básica de cifra. Importante ter em mãos material para anotações e no caso de instrumentistas estar com seu instrumento.
Classe PARTICIPANTE - A inscrição neste tipo de classe dará direito à participação em aula transmitida ao vivo, com possibilidade de interação entre aluno(s) e professor(es). Além disso, o aluno receberá, de forma gratuita, o acesso à todas as aulas gravadas da categoria em que se inscreveu. A disponibilização do conteúdo dos demais cursos seguirá cronograma conforme indicado no regulamento oficial do evento.