Ir para conteúdo
FCC

Oficina de Clarineta - OUVINTE

Sopros

28 de janeiro - Estudos técnicos sem partitura na clarineta e no clarone

Com Sergio Albach

Esta aula visa encorajar o aluno a realizar estudos técnicos de mecanismo e técnicas estendidas sem a utilização da partitura, estimulando o aprofundamento de estudos de escala, arpejos, notas longas etc. de forma a incorporar estas informações de maneira consciente.


29 de janeiro - Clarinete Brasileiro: Ritmo, Linguagem e Criação

Com Alexandre Ribeiro e mediação de Sérgio Albach

Ministrada pelo clarinetista e compositor Alexandre Ribeiro, esta aula traz para os alunos e ouvintes a proposta de criar caminhos para desenvolvimento da linguagem, interpretação, criação e improvisação da música brasileira através de padrões rítmicos. O aprendizado e prática das “células rítmicas básicas” do baião, maxixe, polca, frevo, samba e choro aplicados aos processos de interpretação de melodias, leituras de acordes e exercícios de improvisação, traz para o aluno maior flexibilidade para seus estudos de articulações possibilitando cada vez mais a aproximação do estilo e desenvolvimento do seu trabalho criativo.


30 de janeiro - Quero tocar choro, por onde começar

Com Bia Stutz e mediação de Sérgio Albach

Grande parte da história e desenvolvimento do Clarinete no Brasil, pode ser ilustrada através das gravações de choro desde o início do século XX até os dias atuais. A proposta desta aula é desenvolver um roteiro prático para quem quer se aventurar no universo do choro. Considerando o papel importante do clarinete dentro deste gênero musical e em diversas formações como bandas de músicas, conjuntos regionais de choro e outras formações camerísticas, vamos abordar questões como: a dinâmica de funcionamento de uma roda de choro, é preciso saber improvisar? Quais são as principais habilidades necessárias para ser um chorão? Conversaremos também sobre algumas questões interpretativas, sonoridade, articulação e linguagem: um momento onde os alunos poderão tocar e ouvir gravações de referências comentadas. Ao final será apresentado uma sugestão de repertório para níveis distintos de domínio técnico do instrumento, mostrando assim, que tocar choro não é apenas para virtuoses.

Pré-requisitos: O aluno deve ter noções básicas da formação das escalas maiores e menores, acordes e leitura básica de cifra. Importante ter em mãos material para anotações e no caso de instrumentistas estar com seu instrumento.

 

Classe OUVINTE

A inscrição neste tipo de classe dará direito de acesso às aulas gravadas, sendo estas disponibilizadas em até 24 horas após a sua realização. IMPORTANTE: Sem possibilidade de interação entre aluno(s) e professor(es).

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO NESTE CURSO DARÁ DIREITO DE ACESSO APENAS AO CONTEÚDO INDICADO NA EMENTA ACIMA.  PARA TER DIREITO DE ACESSO À TODAS AS AULAS GRAVADAS DA 38ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA, O ALUNO DEVERÁ REALIZAR A INSCRIÇÃO EM: TURMA ESPECIAL DE ACESSO À TODOS OS CURSOS - OUVINTE

Categoria
MPB
Valor
R$ 30,00*
Local
Online - Plataforma Digital
Seleção
Não
Nº Vagas
500
Nº Inscritos
5
Professor
Sérgio Albach (Brasil)
Alexandre Ribeiro (Brasil)
Bia Stutz (Brasil)
Turma Única
Período
29/01/2021 à 31/01/2021
Horário das Aulas
  • 29/01/2021 - 00h00 às 06h00
  • 30/01/2021 - 00h00 às 06h00
  • 31/01/2021 - 00h00 às 06h00
* Matriculando-se em mais de um curso, você tem direito a um desconto progressivo.