1. O som
O evento, características da física acústica, a captação eletrônica, a reprodução e a percepção humana.
2. Frequência, potência sonora, direcionalidade, fase e espectro sonoro.
A relação da física acústica com os instrumentos de medição e os instrumentos musicais.
A medição de potência e direcionalidade e a necessidade com base na percepção humana.
Características acústicas dos instrumentos e recursos técnicos para sua amplificação ou gravação.
3. O ambiente
Análise da situação acústica e sua interferência para a plateia e para o artista no palco.
Análise da situação acústica e sua interferência para o artista em estúdio.
4. Metodologia
Decisão sobre equipamentos – microfones, sistema de monitoração, amplificação e distribuição para plateia.
5. Consoles, DAWs e plugins
As conexões de áudio – caminho do som.
Pré-amplificadores, compressores, equalizadores e periféricos
6. Microfonação
A escuta no palco e no estúdio.
A escolha e as alternativas para conforto do músico e boa condição técnica.
Tipos de microfones e técnicas de microfonação.
7. Monitoração
Necessidades do espectro de frequência, direcionalidade e posicionamento.
Mixagem para monitoração em palco e em estúdio.
Comportamentos que auxiliam a organizar e atingir um melhor resultado na monitoração.
8. Mixagem
As condições de ambiente e monitoração do técnico de mixagem, em espetáculos e em estúdio.
As referências técnicas e musicais.
Passos que antecedem a mixagem.
As possibilidades de construção da mixagem.
PRÉ-REQUISITOS: Atuação comprovada na área do áudio, em espetáculos ou em estúdio.