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FCC

Música e Educação Musical Inclusivas - PARTICIPANTE

Especial

28 de janeiro - Música, Educação Musical e Deficiência Visual

Com Luiz Amorim

Assim como somos todos pessoas diferentes, não existe uma forma única de tocar, cantar, aprender ou ensinar música. Esta oficina apresentará as formas como pessoas cegas e com baixa visão vivenciam as experiências do fazer, aprender e ensinar música. A música é feita para ser ouvida. Mas na sociedade em geral, são os olhos que guiam os estudos e as práticas musicais. Como convite a se construir uma sociedade inclusiva e acessível para todos, esta oficina traz a oportunidade de conhecer, não formas específicas deste grupo, mas estratégias que podem ser úteis para ampliar as possibilidades dos sentidos de todos.


29 de janeiro - Música e Autismo: Estratégias e aplicabilidade do ensino da linguagem musical para pessoas com autismo

Com Liana Monteiro e mediação de Luiz Amorim

Esta oficina apresentará de forma criativa as possibilidades do fazer musical em contexto inclusivo, dando ênfase às peculiaridades inerentes ao universo das pessoas com autismo. Num mundo cheio de sons, vindos de diferentes fontes sonoras, o excesso de estímulos gera sobrecarga no cérebro de pessoas com TEA, e é preciso realizar ajustes e adaptações que permitam que esse cérebro se organize, proporcionando um melhor envolvimento, desenvolvimento e interação com o universo dos sons.


30 de janeiro - Meu Ouvido Esquerdo: Perspectivas para um trabalho em Educação Musical no contexto surdo

Com Radamir Sousa e mediação de Luiz Amorim

Aqui, pretende-se mostrar a importância de um olhar ressignificado sobre o sujeito surdo e seu lugar no processo da Educação Musical (EM). No contexto da Educação Brasileira, as muitas formas de inclusão do sujeito surdo preservam e consideram as pontes interculturais que estruturam a construção do conhecimento. No campo da EM, contudo, as metodologias e abordagens, em sua maioria, ainda desconsideram aspectos da cultura surda, centram-se na concepção fisiológica da surdez e não levam em conta o incremento que as impressões cognitivas e psicossociais, dadas pela EM, proporcionam. O mundo contemporânio, alinhado com a valorização das humanidades - e seus desdobramentos -, à construção de novas metodologias - como práxis libertadora e inclusiva -, distancia-se da escolática tradicional e passa-se a entender as aproximações e fluxos do processo de aprendizagem dos contexto sonoro-musicais do sujeito surdo. Levando-se em conta estes aspectos, as ações propostas por estas discussões levantarão aspectos relativos ao sujeito e à cultura surda, aos processos da Educação Inclusiva e surdez, à Educação Musical e surdez e propostas metodológicas, modificações e ambiência, além de estratégias que ajudem na construção da consciência sonoro-musical e seus aspectos, pelo sujeito surdo.

Pré-requisitos: Interesse pelo tema da inclusão de pessoas com deficiência na área da atuação musical e Educação Musical.

 

Classe PARTICIPANTE - A inscrição neste tipo de classe dará direito à participação em aula transmitida ao vivo, com possibilidade de interação entre aluno(s) e professor(es). Além disso, o aluno receberá, de forma gratuita, o acesso à todas as aulas gravadas da categoria em que se inscreveu. A disponibilização do conteúdo dos demais cursos seguirá cronograma conforme indicado no regulamento oficial do evento.

Categoria
MPB
Valor
R$ 60,00*
Local
Online - Plataforma Digital
Seleção
Não
Nº Vagas
30
Nº Inscritos
29
Professor
Luiz Amorim (Brasil)
Radamir Sousa (Brasil)
Liana Monteiro (Brasil)
Turma Única
Período
28/01/2021 à 30/01/2021
Horário das Aulas
  • 28/01/2021 - 15h30 às 18h00
  • 29/01/2021 - 15h30 às 18h00
  • 30/01/2021 - 15h30 às 18h00
* Matriculando-se em mais de um curso, você tem direito a um desconto progressivo.