Ir para conteúdo
FCC

Mini-oficina de Instrumentos Biciclados e Reciclados

Oficina Verde

EMENTA: Princípios de Acústica Musical; conceitos e escutas de Sons ambientes; Princípios de Organologia (classificação dos instrumentos); instrumentos e pré-instrumentos alternativos semelhantes aos convencionais; instrumentos não convencionais; instrumentos coletivos;Escolha de materiais construtivos; Pedalando e Tocando; adaptando instrumentos à bicicleta; Música e Movimento: a experiência da Cyclophonica; Estratégias e contextos para a utilização dos instrumentos alternativos, reciclados, individuais e coletivos no ensino, pesquisa e prática musicais.

Serão construídos cerca de 10 instrumentos diferentes, a partir de materiais reaproveitados do dia-a-dia, adaptação de instrumentos existentes e outros de simples montagem. Exploraremos estes instrumentos com o propósito de utilizá-los em performances ao ar-livre e em movimento sobre rodas, quando possível. Um repertório de simples execução será ensaiado, para apresentação durante a oficina e no passeio ciclístico do dia 19/01 com temas musicais populares e eruditos, marchinhas carnavalescas, músicas étnicas brasileiras e improvisos. Uma suíte de temas do compositor homenageado será elaborada, denominada "Sinfonia de Bikethoven"

MATERIAIS: Cada participante é encorajado a levar seus instrumentos portáteis que poderão ser utilizados no passeio ciclístico, seja tocando em movimento (requerendo apenas um mão) ou para ser tocado nas partes paradas do passeio. Exemplos: apitos, pequenas percussões, flautas, escaleta, trompete, tambores a serem adaptados, berimbau, reco-reco, matraca, palhetas de fagote e de oboé, boquilhas/palhetas de sax e de clarineta, etc. A oficina fornecerá materiais para a elaboração dos instrumentos experimentais.

 

PRÉ-REQUISITOS: musicistas participantes, que tocarão e pedalarão no Passeio Ciclístico do dia 19 de janeiro. Os alunos participantes do passeio deverão selecionar a turma de alunos MÚSICOS PASSEIO para matrícula.

 

ALUNOS OUVINTES: Serão disponibilizadas 10 vagas para alunos que não desejem participar do passeio ciclístico, sendo atuantes apenas nas aulas. Para inscrição favor selecionar a turma OUVINTES para matrícula.

A INSCRIÇÃO NESTE CURSO NÃO CONTEMPLA A EMISSÃO DE CREDENCIAL DE ALUNO E/OU VOUCHERS PARA ACOMPANHAMENTO DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA 37ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA.

Categoria
Oficina Verde
Valor
Gratuito*
Local
LocalBicicletaria Cultural
Seleção
Não
Nº Vagas
Por turma
Nº Inscritos
Por turma

Turma Músicos Passeio

Professor
Leonardo Fuks (Brasil)
Assistente
Don Joey

Turma Ouvintes

Professor
Leonardo Fuks (Brasil)
Assistente
Don Joey
    Nº Vagas: 25 - Nº Inscritos: 25
    Período
    16/01/2020 à 18/01/2020
    Horário das Aulas
    • 16/01/2020 - 14h00 às 18h00
    • 17/01/2020 - 14h00 às 16h00
    • 18/01/2020 - 14h00 às 18h00
    * Matriculando-se em mais de um curso, você tem direito a um desconto progressivo.