Improvisação | Djalma Lima
Estruturação
EMENTA: Introduzir ao aluno as ferramentas necessárias para a prática da improvisação. Abordagem não apenas melódico/ harmônica da improvisação mas também de outros elementos que compõe o assunto como: motivo, ritmo, dinâmica, timbre, entre outros.
Conteúdo programático:
Contextualização:
- Pequena história da improvisação no jazz a partir dos anos 30/40 até os dias de hoje.
Harmonia
- Análise harmônica e escolha de escalas. Objeto: temas do repertório de música brasileira e jazz.
Técnica (ferramentas):
- Escalas: escala maior, escalas menores, escalas simétricas e escalas bebop.
- Arpejos e sobreposição de arpejos.
- Aproximação cromática: reconhecimento e aplicação de uma série de procedimentos encontrados na discografia jazzística.
- Improvisação “linear": exercícios para conexão melódica de diferentes harmonias/ escalas ("Guide Tones” - notas guia)
- Fraseado “linear” (uso de escalas e passagens cromáticas) X Fraseado “angular” (uso de arpejos e intervalos maiores que segunda).
- Repertório.
- Transcrição
Práticas de Improvisação (com o instrumento):
- Improvisando a partir da melodia.
- Improvisando com as notas do acorde (arpejos).
- Improvisando com motivos.
- Exercício de improvisação coletiva.
PRÉ-REQUISITOS: Ter conhecimento da escala maior e seu campo harmônico.
Conhecimento de intervalos.
LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO: REGULAMENTO 40ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA
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