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Composição | Marcio Steuernagel e Ensemble Móbile

Composição

EMENTA: A Oficina de Composição destina-se a compositoras e compositores já iniciados na composição musical, preferencialmente em fase avançada de formação, que queiram aprimorar sua técnica e reflexão estética trabalhando com um ensemble residente especializado em música nova, sob a orientação de um professor e regente com formação e experiência internacional em música contemporânea, dentro de uma proposta artística que unifica e norteia o curso e o concerto de encerramento. Os alunos selecionados deverão criar e desenvolver obras inéditas (ou modificar obras já existentes) escritas para o Ensemble Móbile, nos meses anteriores ao curso, e finalizadas durante a Oficina de Música de Curitiba, de acordo com diretrizes específicas definidas na Proposta Artística (documento em anexo). 

 

Performers & Instrumentação

Fabrício Ribeiro | flautas (flauta, flauta piccolo, flauta alto, flauta baixo)

Sérgio Monteiro Freire | saxofones (sax soprano, sax alto, sax tenor, sax barítono)

Eric Moreira | Violão

Shante Cabral | Violoncelo 

ATENÇÃO: Os alunos poderão ser ativos ou ouvintes. A decisão será exclusivamente do professor Márcio Steuernagel, podendo este inclusive selecionar menos Alunos Ativos do que o limite máximo de vagas.

 

PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO:

1. No momento do cadastro no Portal Oficina de Música de Curitiba, anexar na área Currículo os seguintes itens:

  1. Currículo
  2. Partitura de uma composição instrumental ou mista (instrumentos com vozes e/ou eletroacústica) de sua própria autoria, de livre escolha, em pdf. Em princípio, esta composição não é a mesma que será trabalhada na oficina, e não precisa ser para a mesma formação instrumental da oficina. O objetivo é demonstrar o nível técnico e artístico em que o compositor candidato se encontra, de forma geral.
  3. Documento com Ficha técnica da composição do item (b), informando: título, instrumentação, duração aproximada da obra, e informar se a obra já foi executada, ou se permanece inédita. Caso tenha sido executada, identificar também quando e onde foi executada, e quem foram os intérpretes. Pode-se ainda incluir informação adicional sobre a obra que se julgar relevante (este último item é opcional).
  4. Caso a obra tenha sido interpretada e gravada, o candidato pode, se desejar, incluir Gravação em vídeo ou áudio da obra de avaliação (composição do item a). Este item é opcional.
  5. Proposta/projeto de composição para a Oficina de Composição, na qual o compositor candidato articule as primeiras ideias da peça que pretende desenvolver para o Ensemble Móbile na oficina. Estas podem ser articuladas da forma que o compositor julgar mais adequadas, incluindo textos e/ou rascunhos de partituras, fragmentos, ou outros elementos musicais (editadas ou em manuscritos legíveis). Esta proposta/projeto deve necessariamente dialogar com as diretrizes expostas na Proposta Artística da Oficina, em anexo.
  6. Em casos excepcionais, obras pré-existentes poderão ser submetidas para serem trabalhadas e interpretadas na Oficina de Composição, desde que (i) se adequem à instrumentação e diretrizes elencadas na Proposta Artística, e (ii) o compositor ou compositora esteja disposto a modificar e/ou fragmentar a obra pré-existente para dialogar com a Proposta Artística da Oficina. Neste caso, se a obra tiver sido executada e gravada, pede-se também incluir um Gravação em vídeo ou áudio da obra proposta. Este item é opcional. Inscrições que visam apenas a interpretação de obra pré-existente serão recusadas. O ato de inscrição configura consentimento do/da compositor(a) para que se modifique sua obra, e que os colegas possam se apropriar de elementos desta (vide “Proposta Artística”).

2. Os alunos que já realizaram o cadastro nos anos anteriores devem acessar sua conta no site da Oficina digitando seu login e senha (canto superior direito da página da Oficina), clicar em DADOS CADASTRAIS.

3. Depois de anexado os materiais solicitados acima, deve-se acessar o curso (menu CURSOS), e clicar em “INSCREVER-SE” (canto inferior direito da página). Somente o cadastro e a anexação do currículo e vídeo NÃO GARANTEM a inscrição no curso: deve-se clicar em “INSCREVER-SE”.

4. Não será possível realizar a inscrição sem a anexação dos itens obrigatórios elencados em 1.

5. A inscrição deverá ser realizada, impreterivelmente, até o dia 09 de janeiro de 2023.

6. A seleção será realizada pelos professores, a partir de critérios por eles definidos, e os selecionados serão classificados como “aluno ativo” ou “aluno ouvinte”.

7. O resultado será enviado para o e-mail cadastrado pelo aluno, e também será disponibilizado no quadro de avisos do site da Oficina de Música a partir do dia 12 de janeirode 2023. Demais datas concernentes à Oficina de Composição estão identificadas na Proposta Artística.

8. O pagamento do curso deverá ser efetuado até o dia 18 de janeiro de 2023, exclusivamente pelo PAG SEGURO.

LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO: REGULAMENTO 40ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA

A INSCRIÇÃO DO ALUNO EM QUALQUER DOS CURSOS OFERTADOS NA OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA IMPLICA AUTOMATICAMENTE NA CIÊNCIA E ACEITAÇÃO INTEGRAL DO PRESENTE REGULAMENTO.

Formato
Presencial
Categoria
Erudita
Valor
R$ 130,00*
Local
LocalEMBAP - Sede Barão do Rio Branco
Seleção
Sim
Nº Vagas
15
Nº Inscritos
16
Professor
Márcio Steuernagel (Brasil)
Convidado
Ensemble Móbile
Turma Única
Período
26/01/2023 à 03/02/2023
Horário das Aulas
  • 26/01/2023 - 14h00 às 17h00
  • 27/01/2023 - 14h00 às 17h00
  • 28/01/2023 - 14h00 às 17h00
  • 29/01/2023 - 14h00 às 17h00
  • 30/01/2023 - 09h00 às 12h00
  • 30/01/2023 - 15h00 às 17h00
  • 31/01/2023 - 09h00 às 12h00
  • 31/01/2023 - 15h00 às 17h00
  • 01/02/2023 - 09h00 às 12h00
  • 01/02/2023 - 15h00 às 17h00
  • 02/02/2023 - 09h00 às 12h00
  • 02/02/2023 - 15h00 às 17h00
  • 03/02/2023 - 09h00 às 12h00
  • 03/02/2023 - 15h00 às 17h00
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