1, 2, 3, 4 - Música Maestro! A Música e o Contexto Surdo - Radamir Souza [EAD INTERATIVO]
Música Inclusiva
EMENTA: Hoje, no Brasil, estima-se que pelo menos 11% de sua população tenha surdez profunda. A esse quociente, some-se outro tanto de pessoas com perda auditiva significativa. Desse grupo, um pequeno contingente consegue acesso à Educação Básica e a desdobramentos curriculares que agem sobre os campos das Artes e, em especial, ao da Música. Com este panorama, pretende-se mostrar, no decorrer desta oficina, a importância do olhar ressignificado sobre o sujeito surdo e do seu lugar no processo da Educação Musical (EM) e da Educação Musical na Educação Básica (EMEB). A contemporaneidade exige, pela valorização das “humanidades”, a construção de novas metodologias - como práxis libertadora e inclusiva -, distanciando-se da escolática tradicional e passando-se a entender as aproximações e fluxos do processo de aprendizagem dos contexto sonoro-musicais do sujeito surdo. Levando-se em conta estes aspectos, as ações propostas por estas discussões levantarão perspectivas diferenciadas sobre a pessoa surda e à sua cultura, aos processos da Educação Inclusiva e surdez, à Educação Musical e surdez e propostas metodológicas, modificações e ambiência, além de estratégias que ajudem na construção da consciência sonoro-musical e seus aspectos, pelo sujeito surdo.
PRÉ-REQUISITOS: Não há
PÚBLICO-ALVO: Professores, estudantes das licenciaturas e geral, pedagogos, psicopedagogos, pessoas surdas e ouvintes.
EAD INTERATIVO - A inscrição nesta classe dará direito à participação em aula transmitida ao vivo, com possibilidade de interação entre aluno(s) e professor(es) por meio da plataforma Microsoft Teams.